terça-feira, 30 de agosto de 2011

A política tem jeito!

Por Alexandre Macedo


As eleições municipais estão próximas e é cada vez maior o número de pessoas desacreditadas na eficácia desse processo. A maioria dos eleitores estão associando a política com algo "sujo", coisa de gente "que não tem o que fazer", "todos são corruptos", etc.

Saibam que é dessa forma que os "velhos macacos" da política Jequitinhonhense querem que o eleitor pense, assim, as pessoas de bem não participarão da política e o "osso" mais uma vez fica pra eles. A mídia mostra, para nós cidadãos, uma imagem de uma política "deturpada" para que assim as pessoas de bem não queiram participar dela para transformá-la!

Diz um ditado: "A audácia dos maus se alimentam da covardia dos bons". É bem isso que acontece! Enquanto os bons pensarem que a política é para corruptos, cada dia mais o nosso país verá aumentar o número de escândalos envolvendo nosso dinheiro público. O que parece, é que a corrupção virou algo normal e corriqueiro. As pessoas veem as notícias no rádio, no jornal, na internet e outros e já não mais se importam. Pensam: Isto é normal, normal, normal... Pois é este "normal" que impede o nosso país de se desenvolver! A corrupção deveria ser algo intolerável assim como qualquer outro crime grave. A corrupção é a causa da demora do atendimento no SUS, é a causa do sucateamento das Universidades Públicas, é a causa da nossa péssima educação, é um dos principais fatores da desigualdade social, etc., caberia aqui uma lista interminável de desgraças ocasionadas pela corrupção. A corrupção causa pobreza minha gente! Dinheiro que era pra ser  investido no bem estar de muitos vai pro bolso de uma pequena corja.

Para impedir tal crime, nós cidadãos, temos várias armas democráticas que são muito eficazes no combate ao desvio do dinheiro público. Temos a internet, as conferências, os conselhos e também lembrando, que qualquer cidadão tem o direito de ir até qualquer instituição pública e exigir a prestação de contas, assim como garante nossa Constituição. Ações assim contribuirão para consolidar a transparência nos nossos municípios, sem transparência no Orçamento Público é impossível falarmos em democracia.

Por essas e outras questões, nas próximas eleições, não nos deixemos enganar com vãs falácias e promessas de infinitas obras. O Político, aquele com "P" maiúsculo, é aquele que se preocupa com a democracia, que quer chegar ao poder para assegurar que tal poder seja devidamente do povo, assim como reza nossa Constituição Federal. Político de verdade fala em Transparência, fala em Orçamento Participativo, fala em Audiência Pública, fala em plebiscito e em todas as outras ferramentas que garantem a verdadeira democracia. Político que é POLÍTICO é aquele que vai aonde se encontra o povo, que busca a opinião da maioria, que constrói suas bases políticas com o povo. 

Já estamos cansados da mesma "ladainha" de sempre, que venham novos discursos, que cesse esse bate-boca infindável entre candidatos. Fazem da política uma "rinha" de palhaços onde ganha o voto aquela que provocar mais risadas na platéia. Política é coisa séria! É ela que decide o nosso destino, é ela quem vai gerir nossa saúde, educação, lazer, habitação e outras políticas responsáveis pelo nosso bem-estar!

Que em 2012, as coisas sejam diferentes, esta é a nossa principal esperança. Acreditar num "salvador da pátria'? Jamais! Ninguém mudará nada sozinho, mas sim num constante trabalho de construção coletiva com o povo, isso sim é democracia, isso sim é a POLÍTICA!

Abaixo, reproduzimos um vídeo onde o cidadão pode obter dicas preciosas de como participar ativamente da gestão da cidade e ter a certeza que a nossa política ainda tem jeito, mas que a solução, disso não podemos nos esquecer, depende da nossa participação.

4 comentários:

  1. Isto mesmo vamos tirar os trastes que governam Capelinha. Vamos fazer o BOTA FORA geral na Câmara e na Prefeitura.
    CHEGA DE CORRUPÇÃO....
    ou vamos ver se o POVO continua trouxa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você sabia que a Associação de Moradores de seu bairro pode ser mais forte que o Vereador, que o Prefeito...?

    Uma Associação de Moradores ativa tem muito mais poder que o Vereador, que o prefeito... Para o seu bairro. São mais forte que todos eles juntos, porque pode brigar, em nome do seu bairro e dos moradores, em todas as esferas: política, comerciais e jurídicas; pode fiscalizar e denunciar qualquer autoridade, do gari, passando pelo Prefeito, até o Presidente da República.

    É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes, os direitos do povo que paga os seus impostos.
    E é importante lembrar que ao reivindicar os seus direitos, os MORADORES NÃO ESTÃO PEDINDO NENHUM FAVOR...
    A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir a satisfação das necessidades que o mesmo apresentar. Assim cabe, também, definir junto da população residente, quais destas lutas são as mais prioritárias: segurança, transportes, recolha de lixo, posto de saúde, etc.
    As prioridades / assuntos e respectivas reivindicações , devem ser determinadas em discussão democrática e em assembléia com os moradores. Com isso a AMBA tem o objetivo de cobrar das autoridades competentes, tudo aquilo que nosso bairro necessita. Você que queira nos ajudar, entre em contato com algum diretor ou pelo E-mail amba.associacao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. vamos tirar os corruptos da prefeitura de Francisco Badaró,OS PAGADORES DE PROMESSA enche a prefeitura de pessoas para trabalhar só por causa de promessas politicas, pessoas com grau de escolaridade baixa, entre outra promessas principalmente o vice e o prefeito

    ResponderExcluir
  4. Em poucos meses começaremos em nosso cidade mais uma época eleitoral para cargo de prefeitos e vereadores. E subitamente, quando falamos de eleições, não importa o cargo a ser disputado, a primeira palavra que nos vêm à mente é "promessa". Nessa hora você lembra das promessas feitas pelo atual político no poder, para avaliar o que realmente foi cumprido, ou não. Como em quase 90% dos casos, você nem lembra direito o que foi prometido, a não ser que algo realmente poderia ter influenciado sua vida, ou de alguém que você goste. Então, você começa falar, como se fosse o maior entendido de política do mundo, Sr. dono da verdade, que todos os políticos são iguais em época de eleição, prometem o possível e impossível, para conquistarem nosso voto.
    E você? Eu? E todo o resto?
    Eu nunca prometi um saco de cimento, medico de graça,uma dentadura nova, e muito menos medico até as 10 horas da noite. E acho que você também não.
    Mas eu já prometi que ligaria e não liguei. Que não mentiria mais, e continuei mentindo a mesma mentira. Que eu pensaria mais em "nós" e não só em "mim", mas continuei sendo a mesma egoísta. Que eu mudaria minhas atitudes, e só piorei. Que não trairia, e só enganei. Que os dias seriam sempre de sol ao meu lado, só que eu esqueci de falar para trazer o guarda chuva.
    A carapuça serviu a você também? Caiu como uma luva, não? Engraçado... eu tenho a mesma sensação. Nem se fosse feita pelo criador se encaixaria tão bem.
    Calma, eu PROMETO, que essa sensação vai passar.
    O melhor a se fazer nesses momentos, é pegar a foto das pessoas, que você prometeu mundos e fundos, e observar o quanto elas são maravilhosas, com seus defeitos, assim como nós. Lembre também o quanto éramos amados e queridos por elas, tudo o que fizeram á nosso favor, toda a confiança, lealdade, carinho e tempo depositados em troca de nossas promessas não cumpridas. E o mais importante: o quanto às desapontamos e magoamos, por não cumprir o que prometemos.
    Uma vez ouvi, que o valor de um homem não é medido pela riqueza que ele possui, e sim pela palavra dele.
    Você não ta valendo nada, né colega? Eu também não!
    E agora? Sente-se melhor? O quê? Pior... Ok, eu tinha prometido que você se sentiria melhor! Me desculpe, mas você sabe, eu não sou boa em cumprir promessas.
    Nessas eleições cuidado com as promessas, podem ser as mesmas de 4anos atrás,fiquem de olho, pois aquele que promete muito, pode ser o pior candidato. Olhem para nosso bairro, quem foi verdadeiramente beneficiado? será que o voto dele vale mais que o seu? APARECIDA, um bairro de promessas e descaso publico. Eles estão voltando, com mais promessas...
    moradora do bairro APARECIDA!!!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com