domingo, 6 de março de 2011

Algumas questões para reflexão: comentários anônimos e ameaças

Por: Douglas Lima, Alexandre Macedo, Marta Sampaio, Zara Sampaio, Vanessa Lima, Eduardo Lima, Júlio César, César Sampaio

POSTAGENS ANÔNIMAS: “Liberamos as postagens anônimas porque entendemos que ainda é forte o clima de insegurança em Capelinha. Muitas pessoas não se sentem à vontade pra falar abertamente sobre o que acreditam. Mas vamos procurar manter o respeito e evitar agressões gratuitas. Não é isso que propomos. Sei que cada um possui suas opiniões, mas lembrem-se de que não adianta usar termos baixos para se referir/atingir quem pensa diferente da gente, ok?” – comentário do dia 9 de fevereiro de 2011 23:46, como pode ser visto aqui.

POSTAGENS ANÔNIMAS 2: Anonimato na internet só existe de fachada, porque todos os dados de navegação são armazenados por gigantes como Google, Yahoo e Microsoft. Existem muitos mecanismos que permitem localizar de onde partiram comentários maldosos, ofensivos e com conteúdo de ameaça. Se for o caso o atingido pode acionar a Justiça e esta obrigar o Google a revelar o IP (Internet Protocol) de onde partiu a postagem anônima. Traduzindo: ninguém está a salvo se passar dos limites.

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS: Comentários com denúncias de “ouvi dizer”, ameaças e palavrões são sumariamente apagados pela moderação do blog (atualmente a cargo dessas pessoas aqui ó: Douglas, Alexandre). No entanto, entendemos que apelidos usados usualmente pelas pessoas na cidade não são termos a serem combatidos. Muitos comentários alvos de reclamação no blog são contestados apenas pelo fato de terem sido colocados anonimamente. Mesmo se fossem assinados não dariam margem a protestos.

COLABORADORES DO MMC: Em geral os colaboradores do MMC postam com seus nomes. Então é bom pensar duas vezes antes de dizer que Fulano ou Sicrano é autor de tal comentário.

AMEAÇAS: Definitivamente e de uma vez por todas: os colaboradores do MMC não possuem cargos políticos e muito menos pretensão de concorrer a mandatos eletivos nas próximas eleições. Somos cidadãos da sociedade brasileira e discordamos de práticas políticas adotadas em nosso país, estado e, principalmente, nossa cidade. Apesar de alguns colaboradores não morarem na cidade todos possuem vínculos afetivos, familiares e sentimentais com o lugar. O MMC é democrático e busca levar ideias de participação e ações coletivas à comunidade capelinhense. Então, não temos nada a perder. Não serão ameaças, partidas sabe lá de quem e com quais interesses, que irão nos fazer retroceder. E-mails e comentários com ameaças, como temos recebido nos últimos dias, poderão ser levados à esfera criminal e seus autores responderão por eles na Justiça. Como foi dito acima, o computador de onde partiu a mensagem pode ser localizado em caso do Poder Judiciário julgar conveniente.

ÚLTIMA QUESTÃO (o comentário ofensivo que não será removido): M M C...MUITA MERDA COMPLETA. VOCÊS SÃO UM MONTE DE ESTRUMES.VAI PROCURAR O QUE FAZER!...SÃO UM MONTE DE DESINFORMADOS..PASSA FOME...QUERENDO SE PROMOVEREM..BANDO DE IDIOTAS...OS VEREADORES TEM MAIS É QUE COMEREM AS SUAS CUSTAS...BANDO DE FAMINTOS NOGENTOS QUE MENDIGAM R$ 50,00 PARA VOTAREM NAS ELEIÇÕES...SEU MOVIMENTO DE MERDA..BABACAS.

Vamos analisar cada frase e tentar traçar a partir desse comentário algumas considerações a respeito da visão de política que alguns capelinhenses possuem:


M M C...MUITA MERDA COMPLETA. Aqui há pouca coisa a comentar. Faltou tudo: respeito, conhecimento de causa, criatividade no trocadilho, etc.

VOCÊS SÃO UM MONTE DE ESTRUMES. Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa o significado de estrume é: “adubo constituído de esterco e folhas apodrecidas”. Bem, é necessário adubo pra fertilizar a terra e poder nascer plantas vigorosas que deêm bons frutos. É um dos propósitos do MMC adubar e fazer verdejar sentimentos de democracia e colaborativismo em Capelinha. Logo, isso não pode ser considerado uma ofensa grave, apesar da intenção inicial ser ofender.


VAI PROCURAR O QUE FAZER! Todos os colaboradores do MMC trabalham e/ou estudam. Uma parte deles trabalha pra se sustentar na universidade, alguns fazem pesquisas acadêmicas pra se tornar pessoas melhores e poder compartilhar o conhecimento que aprendem nos bancos da faculdade com outras pessoas. Se isso é fazer nada não sabemos o que é fazer qualquer coisa que seja.


SÃO UM MONTE DE DESINFORMADOS. É mesmo? O que é informação pra você? É saber de fatos da vida alheia? Você leu as postagens do blog? Tem certeza que entendeu o conteúdo?

PASSA FOME. A miséria é um problema sério no Brasil. Muitas pessoas, apesar de todos os esforços governamentais dos últimos anos, ainda não podem se alimentar corretamente. Consideramos um absurdo utilizar o termo “passa fome” com o objetivo de denegrir pessoas. Isso só pode partir de indivíduos que não respeitam a condição dos mais pobres e que desconhecem suas difíceis realidades de vida.


QUERENDO SE PROMOVEREM..BANDO DE IDIOTAS. Isso já foi discutido acima e pela enésima vez será escrito que: “o MMC é apartidário, democrático, não possui aspirações eleitorais e tem como bandeira a educação política”.

OS VEREADORES TEM MAIS É QUE COMEREM AS SUAS CUSTAS. Uma pergunda aos cidadãos capelinhenses de bem: essa ideia é certa? Não sabemos que é função dos vereadores representar a coletividade, defendendo a população da cidade, expondo seu problemas e buscando soluções junto a outras esferas políticas e populares? O que esse cidadão postou é um absurdo tremendo! Não insulta apenas os colaboradores do MMC, mas a TODOS os capelinhenses que trabalham duro e dão uma suada contribuição aos cofres públicos em forma de impostos.


BANDO DE FAMINTOS NOGENTOS QUE MENDIGAM R$ 50,00 PARA VOTAREM NAS ELEIÇÕES. Já discutimos acima a questão da pobreza e a forma pejorativa como o postante se refere a quem tem pouco para sobreviver e que aqui retomou. No entanto, ele toca em uma questão importante. As pessoas vendem seus votos por conta de alguns fatores: ou não sabem o valor do voto e da participação democrática ou vivem de forma tão precária que veêm na prostituição eleitoral uma maneira que minimizar a péssima situação em que vivem. É por conta desses motivos que muitos políticos têm pouco interesse em ver pessoas pobres estudar e conseguir mudar suas vidas, pois dessa forma o ato de votar passa a fazer sentido para mais pessoas.

SEU MOVIMENTO DE MERDA..BABACAS. E dessa forma nosso ilustre postante termina seu comentário. Destilou desconhecimento, desrespeito e preconceito do início ao fim. Seu comentario não será deletado, para que sempre nos lembremos que o caminho que temos de percorrer é longo.

Divirtam-se com responsabilidade e um ótimo carnaval para todos!

3 comentários:

  1. Então, a minha inteligencia me fez capaz de ler que o MMC é espaço para educaçao politica e de acompanhamento e avaliaçao da atuaçao dos respresentantes do povo.Se voce,que postou "ué, num entendi não. não pode falar de gay aqui" não compreendeu,o que o MMC pode fazer? Fazer projeto e encaminhar aos vereadores para lhe conseguir uma cirurgia de implante de neuronios?Isto eles nao podem fazer: nada resolve o problema de falta de inteligencia.Ja o preconceito de qualquer natureza pode ser resolvido na esfera judicial.

    ResponderExcluir
  2. Xô,preconceituoso.va procurar sua turma!

    ResponderExcluir
  3. Sempre que venho aqui nesse Blog é com a intenção de me informar das necessidades da população capelinhense e verificar as belas matérias que sempre são postadas sobre fatos da região.

    Desde o início compreendi o objetivo da criação desse Movimento e, do Bog. Aplaudi e aplaudo a iniciativa de vocês que nada mais é que, questionar algumas situações que deveriam estar sendo refletidas e solucionadas pelo poder público em geral. Isso pra mim sempre foi bem claro! Assim, todos tivessem essa coragem.

    Sempre tive a impressão que o povo dessa terra, Capelinha, fosse de pessoas honestas, batalhadoras, criativas e inteligentes. E quanto me consta aptidão sexual não seja falta de honestidade ou de qualquer outra coisa. Mas a atitude desse cidadão (... o não pode falar de gay?), que de cidadania não conhece nada, essa sim não compete a pessoas de bem.

    Não é só preconceito, é falta do que fazer mesmo! É uma pena mesmo!

    Parabéns ao MMC!!! E coragem. As mudanças nunca são fáceis e só acontecem com perseverança!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com