sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ex-prefeito de Capelinha tem seus direitos políticos suspensos por 10 anos


Por Hélio Silva do Jornal A Cidade

A Justiça condenou o ex-prefeito de Capelinha, Gelson Cordeiro de Oliveira, a pagar multa de R$ 521.386,60, além de suspender seus direitos políticos por 10 anos. O político, segundo a decisão da Justiça, está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de dez anos.

A sentença é da juíza Renata Cristina Araújo, da 1ª Vara da Comarca, que julgou procedente a ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público (MP).


As irregularidades apontadas pelo Ministério Público mostram que com a participação dos colaboradores Aristeu Paranhos, José Maria Batista e Wilson Pinheiro Magalhães foram realizadas licitações com empresas já pré-selecionadas, sendo que as demais eram fantasmas, para desviar cerca de R$ 577.531,49, simulando assim a aquisição de materiais escolares, hospitalares, de limpeza, de construção, medicamentos e alimentos para a Prefeitura de Capelinha.

As documentações falsas foram apreendidas pela Polícia Militar na residência de Geverson Diogo Cerqueira, que confessou ter vendidos notas fiscais falsas para a Prefeitura Municipal de Capelinha.

A atual secretária de Saúde, Flávia Fernandes, conseguiu provar sua inocência. Já a ex-funcionária pública Juvenata Soyer Barbosa e os outros envolvidos foram considerados culpados e devem pagar multas, além de sofrer outras penalidades.

16 comentários:

  1. aristeu, jose maria e juvenata são funcionarios da prefeitura e aí?

    ResponderExcluir
  2. Ótima notícia! Já tinha passado de hora de uma decisão dessas. Só lembrando que essa não é a primeira condenação desse senhor.

    Pena que ainda cabe recurso....

    ResponderExcluir
  3. Puta que pariu! To injuriado com esta corja a muito tempo.

    super faturamento também conta? a reforma da escola Rosarinha (Azulão)tem metros de canos que custam o olho da cara, obra do governo Estadual.

    E o Elefante branco? tem também a fabrica de suco de Maracujá.

    A CPI da Câmara de Capelinha que tratava do impitiman de três que virou seis que virou uma pizza bem grande.

    tem gente que era de um lado passou pro outro que falava que um era ladrao que o outro era frouxo e que uns foeram pro lado do ladrão e outros foram pro lado do frouxo.

    e cada partido que surge nesta cidade já tem tendencias de um lado ou de outro.

    quando surgir um partido autônomo este também tem que ser beatificado.

    O caminho do meio de capelinha nunca existiu.

    safadeza pura caramba.

    @FALAMALANDRO

    ResponderExcluir
  4. Aêêê cambada de sem vergonha !!!! A casa caiu de vez bando de ladrões que ficam na porta da prefeitura pagando de "intelectuais políticos" da cidade. Bem feito !!! Hoje vou soltar fogos em comemoração a essa vitória. Iuhuuuuuu !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Phillype Alves - Filho de Capelinha, estudandte de engenharia civil Puc-MG1 de outubro de 2011 às 02:52

    nao é possivel que na segunda cidade mais rica do vale e entre 35 mil habitantes nao surja um grupo novo diferente de tudo isso que esta ai , é vergonhoso pra todos nos saber que capelinha ainda ira continuar com essa corja de ladroes, tanto faz um lado quanto o outro ninguem sabe quem é quem os dois lados hoje em capelinha sao tudo do mesmo bando, genteee cade os movimentos sociais de Capelinha vamo gente pessoas do bem pessoas que querem viver numa capelinha mais digna, pelas pesquisas ninguem quer mais nenhum desses grupos que estao ai nao, cade um terceiro candidato independente dos dois grupos ai??? ate quando vamos ter que conviver com essas safadezas, e tem mais pelo que me disseram isso ai é apenas uma gota dagua pois disseram que o senhor citado acima desviou mais de 14 milhoes de verbas publicas... entristece saber que tem pesoas que sao do bem pessoas dignas que apoiam o senhor ai acima... talves ate pela falta de um terceiro candidato capelinha una-se em um novo grupo de pessoas novas que vislumbrem novos horizontes pra essa cidade, e que desbanquem essa corja...14 milhoes é muita coisa.... vamos mudar Capelinha e escolher no proximo ano candidatos que nao seja ligado a nenhum desses grupos politos que ai estao...MUDA CAPELINHA

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Phillype! É urgente uma terceira via em Capelinha. Mas creio que essa terceira via não deve ser projetada em um candidato, um "salvador da pátria",etc. Essa via deve nascer da organização de todas as pessoas que discordam do modo de fazer "politica" na nossa cidade. Por isso é importante a criação de novos movimentos sociais.

    É preciso trabalhar uma outra cultura política, para que, numa base fortalecid surja candidatos.

    De nada adianta, elegermos candidatos, se este não possuir uma relação orgânica com o povo.

    Por isso é necessário criar essa relação para que, naturalmente, novos candidatos surjam em nosso cenário e administre nossa cidade numa relação bem estreita com o povo, consolidando a verdadeira democracia.

    Para isso, é necessário, que nós, enquanto cidadãos, compreendamos a importância do controle social e participação direta nas decisões políticas para que formemos uma base forte para que todas as nossas reivindicações se tornem coletivas. Assim, pouco a pouco, eliminaremos todas essa politicagem coronelista, patrimonialista, mandonista e outros "istas" que vigora em Capelinha.

    Dessa forma, a política será a gestão do bem coletivo. Não mais será uma política de favorzinhos particularistas!

    Ajude-nos a construir esse Movimento você também!

    Um grande abraço!

    Alexandre Macedo - colaborador MMC

    ResponderExcluir
  7. Olá Amigos!
    Também sou mais um que sonha em um dia ver essa Cidade fora das Mãos dos mesmos de Sempre,e que só tem interesses Próprios!
    Até tá surgindo uma Terceira opção na cidade,que pra mim será a Via Viável;com pessoas de Bem e sem nenhuma ligação Política com "Esses" que estão há mais de 40 anos só trocando de mãos no Poder!
    Mas,infelismente enfrentamos um "Problema" grave em nossa cidade na campanha Política, o DINHEIRO.
    Pois esse sempre fala mais alto no final, INFELISMENTE!
    Mas,ainda tenho ESPERANÇA,de que o povo possa ACORDAR!
    Abraço a Todos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Cidinho!
    Pensamos como você meu caro!
    Nós do MMC, nem em terceira não mais acreditamos. É difícil acreditar num "salvador da pátria". Pois ninguém sozinho conseguirá mudar algo.

    A "terceira via" (vamos chamar assim mesmo.) no qual acreditamos é o povo! Um povo organizado, que participa das decisões, que cobra, que reivindica, fiscaliza, participa de reuniões de Conselho, de associações de bairro, etc.

    Para isso, é preciso promover uma outra cultura política que desmistifique todo o mal sentido atribuído à ela.

    O que acontece em Capelinha, não é política, é politicagem! A política é o ato de buscar o bem comum independente de partidos ou qualquer outra coisa. Política é fundamentada na democracia, aquela no qual todos discutem os rumos da cidade, aquela que tem transparência, que convoca o povo para decidir, que apresenta as verbas disponíveis para que o povo decida o que fazer com o dinheiro,etc, essa é a verdadeira política! Nossa Constituição (A lei maior do país) prevê em seu Art. 1: "Todo poder emana do povo que exerce seu poder por maneira direta ou representativa."

    A história já provou que, pela via "representativa" (ou seja pelos nossos representantes), a coisa não funciona! É preciso que o povo comece a participar diretamente, assim como acontece em toda e qualquer cidade desenvolvida...

    Toda a mudança que necessita uma cidade, passa pela política, a política está em todos os lugares, dizia Aristóteles que; " somos animais políticos".

    Por isso, é hora de pensar diferente, agir diferente e tomarmos atitudes que vão ao encontro do desejo que temos de construir de verdade a nossa Bela Capelinha.

    Longe da corrupção, dos coronéis, de administradores, secretários, etc, incompetentes... Política não é brincadeira, mexe com a vida e bem estar das pessoas, afinal, nossos direitos essenciais como saúde, habitação, saneamento básico, assistência médica, educação, etc, dependem dela.

    É isso aí Cidinho!

    Continue sempre dando força a essa ideia e sinta-se também Movimento Muda Capelinha, afinal, ele é de todo o povo de Capelinha que deseja encontrar outros rumos para a nossa cidade. Ajude-nos a disseminar essa ideia.

    Um grande abraço!

    Att:

    Alexandre Macedo - colaborador MMC

    ResponderExcluir
  9. não concordo com os comentários, pois para criar uma terceira via, é preciso mudança. desde quando terezino, nicinha, marli, luiz irmão de zé pedro(articulador politico), precisamos de nomes novos, não se empolguem,mudança se faz aos poucos.

    ResponderExcluir
  10. Pois eu acho que uma possível 3º via já existe na cidade. Esse pessoal que foi citado (terezino, nicinha, marli, luiz irmão de zé pedro...) precisa se unir! Agora se forem eleitos ai são outros quinhentos! Eu não sei se vão corresponder as expectativas. O que não dá é pra continuar vendo o quadro de braços cruzados.

    Enfim, a questão é polêmica mas precisa ser debatida.

    ResponderExcluir
  11. CONCORDO COM O CIDINHO, E GARANTO A VCS QUE ESTÁ TERCEIRA VIA ESTÁ TOMANDO FORMA E EM BREVE VAI SURGIR EM CAPELINHA... VAMOS TER UM VIA ALTERNATIVA COM CANDIDATO(A) A PREFEITO(A) QUE NUNCA ESTEVE NA POLITICAGEM DE CAPELINHA. TAMBÉM IRÁ TER UM NOME DE VICE E CANDIDATOS A VEREADORES SEM NENHUMA LIGAÇÃO COM OS POLITICOS QUE SEMPRE ESTIVERAM NO PODER... AGUARDEM...

    ResponderExcluir
  12. Então vou ficar aguardando com apreensão e esperança. Esperemos que sejam pessoas capazes de estabelecer uma debate maduro e que tenham entendido as reivindicações que andam acontecendo nesse blog.

    ResponderExcluir
  13. VAMOS LARÇAR CANDIDATOS A PREFEITO(A), VICE E VEREADORES QUE TEM COMO OBJETIVO EXTERMINAR OS POLITICOS CORUPTOS QUE SEMPRE ESTIVERAM À FRENTE DA POLITICA DE CAPELINHA... VAMOS DAR A OPORTUNIDADE DA POPULAÇÃO DE CAPELINHA, MAS PARA ISSO A POPULAÇÃO TEM QUE APRENDER A PEGAR O DINHEIRO DOS POLITICOS CORUPTOS E VOTAR NA TERCEIRA VIA. POIS ESSA TERCEIRA VIA COMO NÃO TEM CORUPTOS NÃO VAI TER DINHEIRO PARA COMPRAR VOTOS NAS ELEIÇÕES DE 2012.

    ResponderExcluir
  14. ESTAMOS FAZENDO UM GRUPO POLITICO FORTE; POREM SOMENTE COM PESSOAS DO BEM, PESSOAS HONESTAS, TRABALHADORAS E QUE NÃO ESTÃO E NUNCA ESTIVERÃO ENVOLVIDOS NESSA POLITICAGEM SUJA DE CAPELINHA. ENTÃO,CONVIDAMOS A TODOS QUE QUEIRAM ABRAÇAR ESSA IDÉIA E QUE NUNCA ESTIVERAM ENVOLVIDOS NA PODRIDÃO DA POLITICA LOCAL, A SE JUNTAR COM A GENTE.PORÉM SE VC JÁ FEZ PARTE DESSE BANDO, NEM PRECISA APARECER, POIS SEU NOME NÃO SERÁ APROVADO... AGUARDEM EM BREVE ESTAREMOS FILIANDO...

    ResponderExcluir
  15. ESSA TERCEIRA VIA, OU VIA ALTERNATIVA, VAI ENTRAR NA CAMPANHA DE 2012 LEVANDO NOMES DE SEUS CANDIDATOS SOMENTE DE PESSOAS QUE NÃO ESTÃO E NUNCA ESTIVERAM A FRENTE DA POLITICAGEM SUJA DE CAPELINHA... TAMBÉM SEUS FILIADOS TEM QUE SER FICHA LIMPA... SE VC É FICHA LIMPA, AGUARDE QUE EM BREVE ESTAREMOS FAZENDO NOVAS FILIAÇÕES...

    ResponderExcluir
  16. Quem iria acreditar no inicio que o Lula um dia poderia ser realmente Presidente do Brasil... mas ele conseguiu e mudou para melhor o nosso país... Então eu acredito em vcs e sei que so dessa forma para Capelinha ir para frente... Eu quero mudança... vou pegar o dinheiro dos candidatos ladrões e VOTAR NA TERCEIRA VIA.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com