sábado, 24 de setembro de 2011

Cerimônia para entrega de certificados do curso de pedreiro em alvenaria

Por Fátima Santos Pimenta


Educandos do Curso Pedreiro em Alvenaria
Em todo o Brasil o ramo da construção civil expandiu de maneira acelerada tendo como fatores principais: o setor de habitação (Programa Federal Minha Casa Minha Vida) e ainda as obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas. 

Conseqüentemente, deparamos com a escassez da mão-de-obra qualificada, sendo a demanda muito maior do que a oferta. 

Com a visão voltada para este cenário é que a Prefeitura Municipal de Capelinha, via Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Formação Profissional SENAI de Turmalina realizaram o Curso Pedreiro em Alvenaria, tendo como objetivo principal qualificar e preparar profissionais na área da construção civil para inserção imediata no mercado de trabalho. 

O Curso foi viabilizado pela SEDESE – Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Trabalho e Emprego – TEM – com início em 26/07/11 e término no dia 20/09/11, totalizando uma carga horária de 160 horas. Ao todo 19 educandos tiveram aulas práticas e teóricas, incluindo todas as técnicas e aprendizados necessários para a profissão de Pedreiro em Alvenaria. As aulas práticas foram realizadas na casa de um dos participantes do Curso com ampliação da sua residência e ainda a construção de um muro de arrimo. 

No dia 22 de setembro, às 09 horas e 30 minutos, no Galpão Cultural Maria Odeth Sampaio aconteceu a cerimônia de entrega de Certificados pela conclusão do Curso “Pedreiro em Alvenaria” que contou com a participação de educandos, familiares, vereadores, secretários municipais, prefeito municipal de Capelinha, Pedro Vieira da Silva, Presidente do COMAD, Senhora Maria da Conceição Vieira, Gerente da Unidade Operacional do SENAI Turmalina, Senhora Maria Etelvina Andrade Câmara, pedagoga da Unidade Operacional do SENAI Turmalina, Senhorita Gláucia Lima Maciel, Supervisor Técnico da Unidade Operacional do SENAI Turmalina, Senhor Listemberg Pereira da Silva, Instrutor prático do Curso de Qualificação da Unidade Operacional do SENAI Turmalina, Senhor Zilton Soares de Souza, além de representantes das equipes do CRAS Vista Alegre e Piedade. 

Sr. Listemberg Pereira - Técnico do SENAI Turmalina
falando sobre a importância do curso face à grande
demanda de obras na nossa região.

Com a realização do Curso de Pedreiro em Alvenaria, o município de Capelinha cumpre metas previstas no processo de Certificação do Selo UNICEF Edição 2009/2012 que prevê ações voltadas para a geração de renda. 

O SENAI de Turmalina anunciou que em 2012 outros cursos serão ofertados à população capelinhense, onde já foram mantidos contatos com o intuito de firmarem novas parcerias. Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Capelinha reforçou que a administração municipal pretende reforçar cada vez mais o apoio, junto ao SENAI, para que a população capelinhense possa ter acesso gratuito em cursos de qualificação profissional. 

7 comentários:

  1. agora é bom quem sabe assim os vereadores aprendem uma profissão.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber,como conseguir um curso desses para a associação do Aparecida.

    ResponderExcluir
  3. que dia será que a prefeitura,irá começar as obras da antiga florae? o projeto é lindo,será que sai do papel? se não fazer até as eleições, aquilo se transformará em uma bomba contra a prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. porque não falaram do cras do aparecida?

    ResponderExcluir
  5. O Bairro Aparecida esta Inserido no CRAS casa das Familias juntamente como Bairro Maria Lucia, Vista Alegre, Planalto, Vila Operaria, ASgua Santa e Buracao, o endereço desse CRAS ai fica na Avenida Diamante em Frente a COPASA, os outros Bairros pertencem ao CRAS Pedro Novato, que fica Localizado Na Rua Subestação, Antigo Posto de Saude...Para quem nao sabe o CRAS é o Programa de Assistencia Integral às Familias Beneficiarias do Bolsa Familia.

    ResponderExcluir
  6. SEDESE... Vcs explicaram sobre o CRAS do Aparecida... Até endereço deram... Agora vcs podiam informar algo que o CRAS já fez ou esta fazendo pelo Bairro...

    ResponderExcluir
  7. SEDESE, Vcs já mostraram que existe o CRAS do Aparecida... até endereço deram... agora falam algo que o CRAS fez ou está fazendo pelo bairro Aparecida...

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com