quinta-feira, 5 de julho de 2012

Partidos políticos e suas ludibriações: a arte de fazer o povo de palhaço


 “Há homens que são de todos os partidos, 
contanto que lucrem alguma coisa 
em cada um deles”.
(Marquês de Maricá)


Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com

Segundo a Constituição e a Lei n.º 9.096/95, ao partido político cabe assegurar, no interesse do regime democrático,  a autenticidade do sistema representativo” e “defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal”. Esse seria, em lei, o papel do partido.




Em sua origem, os partidos foram criados para que, grupos de trabalhadores organizados pudessem, em coletivo, buscar com que suas ideologias de sociedade ganhassem força e chegassem a se concretizar quando, na disputa democrática, fizessem valer a vontade de todos aqueles que elaboravam os projetos e ideias dentro do partido. Os partidos, quando foram projetados, tinham como objetivo a constante formação política de todos as pessoas que quisessem participar da vida cidadã dos lugares onde moravam, fazendo com que assim tais sujeitos sejam esclarecidos de seus direitos para poderem exercer a cidadania de forma qualificada. Tinham também como ideal a defesa por projetos de sociedade como: a luta pela efetivação do socialismo, outro lutava pela "humanização" do capitalismo, outros pela preservação do meio ambiente, etc. Hoje, são todos uma coisa só! O que querem é poder, serem eleitos. Para não cair no risco de uma total generalização, faço exceção de dois partidos que ainda não estão corrompidos, mas deixo a vocês a tarefa de descobrir quais são.



E hoje? O que são os partidos? Partidos minha gente, não passam de comitês que reúnem interesses individuais, mesquinharia e negociatas politiqueiras. Isso mesmo! Esqueçam o significado das siglas. O PSDB, nada tem haver com "Partido da Social Democracia Brasileira", o PT nada tem a ver com "trabalhadores", o PC do B, nada tem a ver com comunismo, o PV (esse é o mais engraçado...) nada tem a ver com o "verde", a defesa do meio ambiente, etc. Todas essas siglas não passam de palavras "enfeitadas" e demagógicas.



Para bem da verdade, partidos hoje são como empresas. Os filiados e candidatos "comem na mão" dos "caciques" políticos ou presidentes, afinal são eles quem "liberam" o direito de candidatura. Em muitos partidos há várias histórias de o(a) cidadã(o) pagar valores altos para terem o direito de se candidatarem.

Partido político, atualmente, é um "câncer" da democracia. Seus filiados não mais discutem política, ideias, projetos, etc., mas sim uma maneira mais fácil de se firmar "alianças sujas" para chegar ao tão sonhado cargo pretendido. É uma instituição que visa assegurar necessidades particulares dos envolvidos na trama das barganhas. Quando há "infidelidade partidária" tal situação não deve nem ser mais condenada, pois hoje o político não está sendo infiel à uma ideologia, mas sim a um grupo de pessoas que brigam por interesses próprios. Se fulano deixasse um partido que disputa projetos que favorecem às pessoas mais pobres e migrasse para um partido que defende apenas os interesses dos mais ricos, aí sim seria uma infidelidade partidária. Agora, migrar de um partido para o outro, sendo que todos os partidos possuem a mesma ideologia - a busca pelo poder - esses candidatos estão sendo infiéis ao quê? Na verdade, todo esse "reboliço" não passa de um circo, programa do Ratinho ou "Casos de Família", onde essa novela só serve para impressionar aqueles que gostam de uma boa polêmica.

O pior de tudo, é que em muitas vezes, há pessoas honestas e competentes que devido à indignação com a situação da política querem pleitear o direito de se candidatarem e acabam sendo barrados pelos grandes "cafetões" da politicagem que usam o partido para se enriquecerem com as alianças sujas. Logo se percebe, que tais organizações, são na verdade, um antro de barganhas e politicagem.


Mediante essa situação, é preciso se pensar a boa política de outras formas e não mais esperar que uma sigla partidária irá salvar nossa política desta deturpação realizada pelos usufrutuários do poder. Nós, enquanto cidadãos, poderemos amenizar e muito esse mal. O que nos resta é aguardar a nomeação dos eleitos e durante todo o mandato fiscalizarmos todos os atos destes que nos representam. Somente com o controle social é possível, pelo menos por enquanto, buscar com que os nossos políticos representem nossos reais interesses. O sistema político em nosso país, como já foi dito, é como uma grande empresa onde os funcionários faltam ao serviço quando sentem vontade e trabalham como querem. A única solução é a fiscalização do dono da empresa, que nesta comparação, é o povo. Afinal, é o "olho do dono que engorda o boi".


Portanto, fiquemos atentos a todo o processo eleitoral em nossas cidades, pois a partir de agora, já podemos identificar o que virá. Que sejamos eleitores exigentes e após as eleições, cidadã(o)s "chatos" que cobram, criticam, reivindicam, exijam e não deixemos nossos EMPREGADOS em paz, afinal, somos nós que pagamos os gordos salários deles. É preciso mudar toda essa situação. 




Voltando ao assunto dos partidos políticos, esses, na minha opinião, deveriam ser extintos. O que fazem é somente um desserviço à democracia. Mas tal fato não é motivo para cair num fatalismo. A democracia pode ser reinventada sempre. Que não nos contentemos com esta maneira como o sistema está posto, mudanças são possíveis a partir das cidades onde vivemos. A primeira condição para que isto aconteça é a união de todos aqueles que repudiam este modelo, afinal, todo poder emana do povo. Que não mais permitamos essa inversão.



Alexandre Macedo
Assistente Social e graduando em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná. 

15 comentários:

  1. Ótimo texto!Serve para entender o que aconteceu com o PT aqui em Capelinha.

    ResponderExcluir
  2. Como já falei em outra oportunidade, até onde sei, é sintomático no Partido dos Trabalhadores de Capelinha vender sua campanha. O respeitado Sr. Janer apenas aceitara entrar para o partido sob forte comprometimento dos membros em ‘amordaçar’ os notórios ratos (sempre os mesmos..todos sabem quem são...mas ninguém consegue tirá-los de lá); em prol do desenrolar democrático dos fatos - ganhasse ou perdesse.

    É fácil perceber a sordidez de suas ações ao se constatar que o ex candidato a prefeito viu-se sem o apoio do próprio partido para conseguir um vice-candidato. Tudo parte de uma negociata velada em suas costas arquitetada por seus mesquinhos detratores, exatamente como ele próprio publicou em sua carta aberta (aquela que apenas um blog local teve coragem de publicar...). Ao perceberem que ele (Janer) de forma alguma aceitaria negociar a candidatura, trataram de implodir a viabilidade da campanha.

    Ironicamente jogaram fora a melhor oportunidade que ja lhes surgiu em frente ao focinho (rato tem focinho...acho eu) de conseguir entrar na gestão municipal e realizarem alguma obra de verdade em suas medíocres vidas, contribuindo efetivamente para a construção de uma cidade melhor. Tudo por alguns trocados.

    Talvez, quem sabe, isso sirva de algo...já que a lambança que fizeram tomou proporções nacionais. Com sorte consegue-se a tão desejada dedetização da casa, assim permitindo que pessoas sérias tomem a liderança.

    Sr. Janer, você tem o meu respeito por ter tido a ombridade e a seriedade de não aceitar esse tipo de maracutaia. Espero que este evento não tenha lhe acuado....a cidade precisa de pessoas com essa firmeza política!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonito discurso. Da proxima vez candidate a vice do Sr Honestíssimo Janer. Maracutaia foi o que os aliados do "bezerro" fizeram e o Honestíssimo Janer aceitou. Votaram em candidatura própria porque viram que não conseguiriam levar o PT para o lado do "bezerro". Agora ficam aí plantando mentiras contra o PT.

      Excluir
    2. Se (e somente 'se') são mentiras você não tem com o que se preocupar. E as afirmativas não são contra o PT, são contra alguns integrantes locais. Ora, mas isso eu tenho como provar, até BO para quem quiser ler foi lavrado. E sorte que você também tem provas de que o Janer está em alguma maracutaia, não é? Já pensou, você difamando uma pessoa assim pela internet e sendo enquadrada no Art. 138? Ia ser péssimo...

      Excluir
    3. Candidato que não consegue apoio nem no seu partido, vai diputar eleição pra que>
      Um candidato que toma uma bola nas costas desta, tem capacidade pra administrar uma cidade>
      Ok, e tem mais, que voto este senhor tem>
      Já fez o que por Capelinha>
      Agora pousar de vitima, é brincadeira.
      Li a carta divulgada pelo ex-quase-candidato e fiquei muito triste, pois fica a impressão que se o Sr. Janer fosse eleito a prefeito, Capelinha, teria uma administração do "Ho não sabia", "Ho não vi", e depois sair falando mal dos "companheiros" foi muito feio.
      Como fica agora os candidatos do PT e do PC do B de capelinha>
      O ex-quase-candidato perdeu uma excelente cahnce de cair de pé.
      Capelinha tem que ficar esperta com estes candidatos criados de uma hora para a outra.
      Acorda Capelinha!!!!!!

      Excluir
    4. Não existe administração sem união. Se você estiver num partido tendo que se preocupar com os que se manifestam contra você e também com aqueles que dizem que estão com você, então...não há união e, especialmente não há partido (aliás, concordo que partidos o primeiro erro!). Capelinha tem que ficar esperta é com os bandidos comprovados (esses que basta você pesquisar no TJMG e encontra dezenas de processos nas costas...) e que voltam como se nada fosse! É preciso saber identificar os homens que se levantam para enfrentar a situação...como o Janim fez! Esses sim precisam de nossa força. Um homem correto, conhecido, sem rabo preso, sem familiares para 'pendurar na prefeitura' e absolutamente capacitado. Quem perdeu e caiu de quatro, podes ter certeza, foi o povo (e o PT). Você é então a favor de ver os erros e não distribuir a culpa por ser companheiro?? Definitivamente discordo disso. É preciso encarar os fatos e arrumar o que está errado, não varrer para debaixo do tapete. Ah, como já bem dito pelo outro anônimo (rsdrsrs) Sr. Maria do rabo de palha, acho que caiu brasa na sua retaguarda...porque o que você falou é absolutamente passível de processo criminal. É bom que realmente tenhas provas!

      Excluir
    5. Sr.anônimo das 07:22, o Janer teve sim apoio do partido, é só olhar a convenção...e ele foi aceito com MAIORIA. Está na ata, se informe antes de meter o pau em alguém!!!! Acontece que na última hora alguns integrantes do Partido - os contrários a ele, justamente por saberem que ele jamais venderia a campanha - foram comprados (tanto que hoje existe um BO, não feito pelo Janer, mas sim por outros integrantes do partido que se indignaram com o que aconteceu). Outra coisa, ele não falou mau do Partido, ele simplesmente deu uma nota pública dizendo porque estava retirando a sua candidatura, ele devia isso a quem iria votar nele; no caso a nota não foi para o senhor. Quanto a nota dele fatalmente falar sobre o que aconteceu...você deve ser do tipo que varre a sujeira para debaixo do tapete...escondendo os podres. Ele não. Ele mostrou (e junto com os demais membros limpos do partido) vai continuar desmascarando um a um. Fica um lembrete: a verdade tarda mas não falha. Não adianta ficar encobrindo o sol com a peneira tentando defender a ala podre do partido porque agora a casa caiu...

      Excluir
  3. É por pessoas assim que a esperança não pode morrer.

    ResponderExcluir
  4. fico aqui pensando que estava bom dimas antes do tse fazer que os fichas sujas pudessem participar das eleições desse ano, assim como o grupo de gelson cordeiro voltasse na politica, e fico mais contrariado com essas pessoas possam votar nele ainda, para trazer a falta de pagamento dos funcionários públicos,isso que eles falam que vão trazer o progresso para capelinha.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, Alexandre, gostei dele. No entanto, tem uma coisa que você mencionou, mas que mereceria um pouco mais de desenvolvimento " a reinvenção da democracia". Estou tateando algumas ideias para escrever sobre esse tema, em breve publicarei no onhas.

    Abraço,

    Eric Renan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eric Renan!
      Ótima observação! Na verdade, nunca gosto de fazer uma crítica sem antes propor uma superação ao que está posto. Mas neste caso, a postagem ia ficar muito grande. Por outro lado, precisamos desconstruir modelos postos para depois construir bases novas. A questão dos partidos como "salvação da cidade" é muito forte ainda na nossa região, ou seja, aquele que pretende militar por mudanças pensam que somente por meio de partidos isso é possível. E o pior é que os partidos passam uma imagem tão ruim do que deveria ser a política, que muitos munícipes desanimam com a vida política em geral, daí ficam cegos à novas possibilidades de organização.

      Aguardo o texto que está escrevendo, em breve também pretendo escrever sobre esse assunto que é essencial discutir em tempos de novos meios de comunicação democráticos como a internet.

      Grande abraço e fique a vontade para republicar o texto em seu blog.

      Excluir
  6. As pessoas acham que comentar o que quiser e como quer na internet não tem problema algum. Queridíssima, peço que antes de caluniar, difamar alguém saiba que isso é crime pelo nosso Código Penal Brasileiro. E você tem alguma prova? Não então, pronto. Não fala do que não sabe. Afff... Gente sem informação completa da nisso, rsss... preguiça desses comentários sem fundamento. Vai falar da honestidade de alguém com provas nas mãos, antes disso, melhor não se expor. rssss... só em Capelinha mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Pensei que o PT, dessa vez seria um partido no qual me orgulharia de ser petista, mais uma vez me decepcionei, fizeram hora com a cara do senhor JANER, e ainda usam um deputado honesto, para mostrar força petista. cuidado vcs iram queimar o nome do reginaldo, já que uma vez quando sentaram com a oposição pediram vice, duas secretarias e apoio para um vereador.e aí deixaram o restante de nosso grupo chupando dedo. tudo na vida tem consequencias espero que as do pt, venha o mais rapido possivel, pois os compromissos que a situaçãofirmou com o jegão foram por agua abaixo.e aí?

    ResponderExcluir
  8. Houve dois comentários nessa postagem que não puderam ser publicados, pois haviam infringido a política de comentários do MMC.

    Motivo: Ataques ofensivos e pessoais a candidatos.
    Propaganda política com nome e número de candidato.

    Pedimos a gentileza que observem os critérios da política de comentários antes de escreverem suas opiniões.

    Se caso seu comentário não foi publicado envie nos email para movimentomudacapelinha@gmail.com para esclarecermos o acontecido.

    Movimento Muda Capelinha

    ResponderExcluir
  9. MMC SÓ FALEI QUE CAPELINHA PRECISA MUDAR RADICALMENTE ESSES VEREADORES... VAMOS PEGAR 13 NOMES QUE NUNCA ESTIVERAM LÁ; PORÉM TEM QUE TER O NOME LIMPO E CORAGEM DE TRABALHAR PELO POVO E CORAGEM DE COBRAR DO PREFEITO QUE ESTIVER NO PODER, SEJA LÁ QUAL FOR... DEFENDER VERDADEIRAMENTE O POVO E NÃO UMA BANDEIRA POLÍTICA...

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com