sábado, 11 de fevereiro de 2012

Times de Capelinha descontentes com a situação do Esporte enviam ofício à Câmara Municipal



Abaixo, na íntegra, o ofício remetido à Câmara no dia 09/02:


EXMO. SR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAPELINHA E DEMAIS SENHORES VEREADORES.

CAROS (AS) SENHORES (AS)

Nós, abaixo-assinados,  na sua maioria presidentes das equipes capelinhenses de futebol que disputaram o campeonato municipal de 2011: Esporte Clube Aranãs, Clube Atlético do BML,  Cometa Esporte Clube, Cruzeirinho Esporte Clube, C.E. Estrela da Piedade, Esporte Clube Florae, Independente Esporte Clube, Internacional Esporte Clube, S.E. Juventus do Aparecida e Esporte Clube Vila Nova, viemos através deste, solicitar formalmente ao Poder Legislativo Municipal uma definição de normas para garantia mínima de sobrevivência das equipes e de planejamento do desporto municipal fundamentado nas normas da Federação Mineira de futebol.

Antes de listar nossas reivindicações, gostaríamos  de fazer uma síntese da história desses clubes e ainda fazer um relato sobre o campeonato municipal:
  • Em 1984, quando foi fundada a Liga de Desporto Capelinhense – L.D.C. e  filiada a Federação Mineira de Futebol – F.M.F. , foram fundados oficialmente as principais equipes  capelinhenses (Aranãs, Capivari, Independente, Cometa e Juventus); quando os Campeonatos Municipais eram fortes e lotava as dependências do Estádio Newton Ribeiro que coordenados pela Liga, seguiam fielmente as normas da F.M.F. . Para comprovar que o esporte capelinhense já funcionou como deveria, com critérios legais e oficiais e participação dos desportistas, segue em anexo alguns documentos, como: Estatutos de Fundação das Equipes, Regulamento de Campeonatos Adulto e Juvenil, Atas de Eleição da Liga e Clubes, Fichas de Inscrições de Atletas, Carteirinhas de Atletas, Borderôs de Partidas, Convocações de Reuniões,  Ofícios da L.D.C  e Junta de Justiça Desportiva – JJD,  Alvará do Conselho Regional de Desportos, Programação de Treinos no Newton Ribeiro, Solicitações da Liga à Secretaria Municipal de Esportes, Tabela do Campeonato Municipal, Memorandos, Súmulas de Jogos, Relações de Diretorias, Normas de uso da Praça de Esportes para equipes filiadas à Liga, Pedidos de Atletas para serem liberados das equipes, Comunicados da Liga aos Clubes sobre Atletas convocados, Pedido de Licença de Equipe para realizar amistosos em outras cidades,  Comunicados de Advertências e Punições aos Clubes e Atletas, Portarias e Resoluções da L.D.C., Circulares da F.M.F,  entre outros que demonstram para todos nós que é possível sim fazer esporte em Capelinha pautados na democracia e legalidade;

 A organização do esporte capelinhense esteve sob o comando da L.D.C  e seguindo as normas do F.M.F., e contando com o apoio da Secretaria de Esportes até 1992, quando não foi realizado o campeonato municipal daquele ano com a desculpas de ser ano eleitoral. A partir deste momento, a Liga Capelinhense começou a cair em esquecimento e a figura do Secretário de Esportes começou a ser de vez o “manda-chuva” do desporto capelinhense.
 Em 1.997 com o fechamento do Estádio Newton Ribeiro para reformas até a sua inauguração em 2001 não houve Campeonatos Municipais e nesse meio tempo surgiram em competições nos campos da periferia e zona rural outras equipes importantes no contexto esportivo municipal, como: Cruzeirinho, Vila Nova, Estrela da Piedade. Em 2001 foram elaborados os Estatutos destas equipes e decidido a reativação da L.D.C. e refiliação das equipes existentes e filiação destas à Federação Mineira de Futebol, o que acabou não acontecendo.


A partir daí o futebol capelinhense, principalmente o Campeonato Municipal jamais foi o mesmo, cada vez mais se viu o crescimento da Copa Regional  e o “endeusamento” do atleta vindo de fora, e em consequência o quase desaparecimento dos craques de nossa terra e o desinteresse do público em prestigiar o campeonato municipal. Somos testemunhas dos campeonatos que aconteceram neste período,   porém sem estímulo, sem divulgação, sem prioridade, sempre sob a tutela do Secretário de Esportes do momento, de acordo com a própria conveniência  e da forma e período que bem quiseram, sem colocar em pauta o regulamento para apreciação das  equipes que deveriam estar representadas  no Conselho Arbitral.

 Na década passada (2001-2009) surgiram outras importantes equipes no cenário esportivo municipal onde podemos destacar: Atlético BML, Internacional e FLORAE,  e que até hoje apesar de sempre estarem na ativa não possuem estatutos e não são filiados a nenhuma entidade, porque aqui em Capelinha a algum tempo, no meio esportivo, caracteriza o “oficioso” e não o oficial como deveria ser.

Sendo assim Senhores Vereadores,  o histórico acima é simplesmente para dar respaldo às reivindicações que se seguem, que de comum acordo achamos que são fundamentais para o ressurgimento,  democratização e reorganização da prática esportiva em nosso município, totalmente possível conforme o que ocorreu há quase 30 anos atrás, mostrando que, com um pouco de boa vontade e “democracia” é possível resgatar os bons tempos do Esporte Capelinhense.

 Diante disso, abaixo relacionamos solicitações a V.Sas. que  na forma legal sejam submetidas a avaliação do poder legislativo e submetidas ao Poder Executivo, conforme:

a)   Legitimar o Campeonato Municipal de Futebol como um projeto-de-lei, e tornar obrigatório a sua realização todos os anos ininterruptos, na categoria principal e pelo menos em uma faixa etária das categorias de base.
Justificativa: È inaceitável uma cidade do porte de Capelinha ficar excluindo eventos sociais e esportivos simplesmente pelo fato de ser ano eleitoral. “A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população”.



b)    Definição da data e características do Campeonato Municipal deste ano, inclusive com a dica de ser disputado o “Troféu Centenário de Capelinha” e de seu regulamento passar pela aprovação do Conselho Arbitral formado por membros destas equipes;
Justificativa: O campeonato municipal já pode ser considerado um evento histórico, pela tradição das equipes que disputam,  além de ser a fórmula mais democrática e eficiente.

c)   Solicitar da Secretaria Municipal de Esportes um calendário esportivo e de lazer até o final deste ano e colocar em lei, que a partir do final deste ano os secretários municipais de esportes divulguem antes do término do ano anterior o Calendário Esportivo e de Lazer Municipal do próximo ano;
Justificativa: Ficariam mais fácil as equipes, atletas e os organizadores de eventos se programarem para o próximo ano;

d)    Solicitar da Secretaria municipal de Esportes um relatório da situação atual da Liga de Desportos Capelinhense – L.D.C. e do Conselho Municipal de Esportes e iniciar providências para legaliza-las e que as mesmas sejam uma representação das entidades e desportistas capelinhenses, de fato;
Justificativa: Qualquer medida que for tomada relativa a organização esportiva passa pela necessidade de legitimação da L.D.C.. E quanto ao Conselho Municipal de Esportes, a necessidade de ser efetivo o seu funcionamento e representar de fato a classe esportista capelinhense.

e)   Solicitar do Secretário de Esportes um relatório das obras do Estádio Newton Ribeiro, de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros. E qual data que o mesmo estará liberado para promoção de eventos. Após, fazer uma programação até o fim do ano com critérios para liberação do Estádio Newton Ribeiro e Praça de Esportes para uso dos Clubes e Escolinhas Futebol “legalizados”, sendo que em 2012 deve ser liberado pelo menos uma data (fora do campeonato municipal) para cada uma dessas equipes;
Justificativa: As equipes capelinhenses têm direito de usufruir do Estádio Newton Ribeiro, por se tratarem de entidades esportivas organizadas e desses locais serem patrimônios públicos.

f)    Possibilidades de tornar Lei o Fundo de Apoio ao Esporte e ainda criar leis municipais que elevem o âmbito do esporte e apoiem a prática esportiva.
Justificativa:  Dinamizar as discussões da política pública de esportes e lazer do município junto às reuniões do orçamento participativo;

Desde já, nós representantes das equipes abaixo-assinadas representando centenas de desportistas capelinhenses,  agradecemos aos Senhores Vereadores pela receptividade desta solicitação para que seja apreciada e que temos a certeza, num período tão importante para a história de Capelinhense, quando da comemoração do centenário de sua emancipação,  V.Sas. não perderão a oportunidade de ficarem de vez na história do esporte capelinhense.

A  V.Sas. o nosso agradecimento,

Capelinha, 06 de Fevereiro de 2012


Atenciosamente,



Donizete Rocha                   Valdir Martins                Antônio Abrantes
Pres. E. C. Aranãs              Pres. C.Atlético B.M.L      Pres. Cometa F.C.



Wallington M Bueno           Ed Aparecido                Vadson Esteves Vaz
Pres. Cruzeirinho F.C.     Pres. CE Estrela Piedade       Pres. E.C. Florae



Vicente Pereira Rocha           Otacílio M. Silva              Ronaldo F Santos
 Pres. Independente E.C.     Pres. Internacional F.C      S.E.Juventus Ap.




Ágdo G. Vieira
Pres. E.C. Vila Nova

14 comentários:

  1. Estão de parabéns todos os dirigentes de clubes pela iniciativa. Era isso que precisava, a "UNIÂO" das equipes. Em varias converssas que tive com Ed,Estrela - Aldo - Cruzeirinho, Luciano Independente entre outros, defendi esta tese. O futebol de Capelinha, só iria pra frente após a união dos clubes e a reativação da liga. Agora, precisão se fortalecer e ter apoio da ADM, e da Sec. de Esportes, para investirem nas categorias de base. Hoje em Capelinha tem no minimo quatro equipes que tem condições tranquilas de desenvolver um projeto social com crianças e adolecentes, INDEPENDENTE, COMETA, FLORAE E ESTRELA. É isso ai desportitas de Capelinha, um passo muito importante para a organização do futebol. Estão de parabés pela iniciativa, e eu mesmo de loge estarei torcendo por dias melhores até por que, eu amo esta cidade e logo voltarei.

    Elson (SEMOTEC)

    ResponderExcluir
  2. Senhores a Liga de Desportes de Capelinha, já foi reativada e o presidente é João Cloves (ASO METAL)e foi eleita pelos presidentes das equipes capelinhense, estou dizendo porque também participei da reunião na Praça de Esportes, organize mesmo, mas cobre das pessoas certas.

    ResponderExcluir
  3. A Liga de Desportos de Capelinha funciona tão bem quanto o COnselho Municipal de Esportes. Se existe a LDC porque os clubes de Capelinha estão na sua maioria ilegais? Porque a Liga não organiza o campeonato municipal? Porque não existe reunião ou arbitral com os representantes das equipes? Onde estão os Alvarás de Funcionamento das equipes (anuais)? Direito de jogar no Estádio Newton Ribeiro? Porquê os atletas capelinhenses não estão filiados na Federação Mineira de Futebol? Porquê não é cobrado pela LDC a realização de campeonatos municipais de Categorias de Base, que é uma obrigação no estatuto da Liga? Me desculpe amigo anônimo se existe Liga, é só para "inglês" ver. GUI

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que a nossa Câmara é atuante e vai ajudar a nossa cidade a melhorar nesse aspecto de esporte e lazer,pois é frustrante uma cidade como a nossa não ter organização nesse setor que é muito importante como QUALIDADE DE VIDA... Tem razão dos jovens partirem para as drogas pois nosso munícipio não tem um planejamento sério nesse setor...

    ResponderExcluir
  5. Não adianta ter a Liga se a mesma não funciona... Fiz parte dela e fui excluído, por falar a verdade. O problema de Capelinha é que quem realmente gosta do Futebol e o faz como voluntário não tem nenhum valor... Pergunto se estão nessa Liga o Lazinho, Tony Abrantes, Guí,Luciano ,Cidinho, Balú, Donizete, Pancinha, Aldo,Edio, Wilson, Vanderli, Marli,Ceará,Guido, Joãozinho, Sysley, Paulinho, Hamilton,Zé newton,etc. Enquanto muitos desses até mesmo tiram dinheiro do bolso, os secretários, os juizes que recebem não respeitam ninguém... Vale lembrar que se não tem clubes, não precisa ter secretário, juiz, bandeirinha... Tom

    ResponderExcluir
  6. O que eu vejo na verdade é a inveja! Já implicaram até por ter pintado o Ronaldinho Gaúcho no vestiário. As pessoas que falam mal do secretário de esportes na verdade queriam estar no lugar dele e ter principalmente a sua personalidade, pois todas as pessoas que jogam futebol em Capelinha sabe que o secretário de esportes é maleável sim e não tem interesse em prejudicar ninguém, ele apenas tem o defeito de ser autêntico e o que é autêntico não desbota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao "AnônimoFeb 16, 2012 02:28 AM" você só pode ser o proprio "secretário de esportes" ou então é um tremendo de um puxa saco dele, porque todo mundo sabe que o esporte de capelinha está morto e que o nosso "secretário de esportes" se é que podemos chamá-lo assim, é uma pessoa arrogante que acha que o estádio Newton Ribeiro e praça de esportes é dele e que não possui nenhum diálogo com os dirigentes das equipes locais.

      Excluir
    2. KKKKKK......CONCORDO EM GENERO, NUMERO E GRAU......HAMILTON

      Excluir
  7. O esporte em Capelinha precisa ser repensado, o secretario tem que ser um administrador , o esporte em capelinha e muito facil de ser gerido, basta os secretários deixarem de ser donos do esporte, donos do estadio e donos da praça de esportes, mas sim, passarem a ser canalisadores das varias pessoas que fazem o esporte por amor por isso são esportistas amadores o unico profissional nessa historia toda e o secretário que recebe muito bem para gerir o nosso esquecido esporte, alem de perseguir todos os esportistas amadores (que fazem o esporte por amor). O nosso atual secretário é tão maleavel quando um poste e autentico como uma nota de R$300,00.

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO COM VC SOBRE O SECRETÁRIO DE ESPORTES; PORÉM O PROBLEMA É MAIS ANTIGO, O SECRETÁRIO ANTECESSOR ERA TÃO RUIM, OU PIOR QUE O ATUAL... E CORRE NOS CORREDORES QUE ELE COMO PULOU PARA O LADO DO PREFEITO, PODE VIR A SER O SECRETÁRIO NOVAMENTE... AÍ NINGUÉM AGUENTA, E MERECE... SERÁ QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO NÃO GOSTA DO FUTEBOL E QUER ACABAR COM ELE? ERRAR É HUMANO, PERMANECER NO ERRO É BURRICE; PORÉM VOLTAR A ERRAR NÃO TEM PERDÃO...

    ResponderExcluir
  9. O PROBLEMA É QUE O ATUAL SECRETÁRIO QUER SER SANTIFICADO, NÃO SEI O PORQUE; POIS NUNCA FEZ NADA PELO FUTEBOL DE CAPELINHA A NÃO SER JOGAR RAZOAVELMENTE BEM POR CLUBES DA CIDADE... AS SUAS ESCOLINHAS NÃO FOI DE GRAÇA; POIS LHE RENDEU O CARGO NO QUAL GANHA MUITO,E POUCO FAZ. E FALA QUE NÃO PRECISA DO CARGO PARA SOBREVIVER; POIS É EMPRESÁRIO, O SECRETÁRIO ANTERIOR A ESSE, JÁ É DE CONHECIMENTO DE TODOS QUE NÃO É CAPAZ DE NADA A NÃO SER VIVER PULANDO DE UM LADO PARA O OUTRO PARA VIVER ÀS CUSTAS DA PREFEITURA... ENQUANTO ISSO, O FUTEBOL DE CAPELINHA ESTAÁ ACABANDO...

    ResponderExcluir
  10. O SECRETÁRIO GANHA, OS JUIZES GANHAM, OS BANDEIRINHAS GANHAM, OS LOCUTORES DA RÁDIO QUE PROMOVE A COPA ARANAS GANHAM, GRANDE PARTE DOS JOGADORES GANHAM, JÁ OS DIRIGENTES DAS EQUIPES SOMENTE GASTAM... ENTÃO É FATO QUE OS MESMOS TEM QUE TER MAIS RESPEITO POR PARTE DE QUEM É BENEFICIADO... E NÃO VENHAM COM A HISTORINHA QUE FAZEM POR AMOR AO FUTEBOL; POIS SE FOR REALMENTE POR AMOR AO FUTEBOL, FAÇAM COMO VOLUNTÁRIOS. OS DIRIGENTES NÃO GANHAM NADA PARA POR O TIME EM CAMPO, ENTÃO OS JUIZES E BANDEIRINHAS TAMBÉM PODERIAM FAZER DE GRAÇA, ALÉM DOS OUTROS CITADOS ACIMA...

    ResponderExcluir
  11. AMIGOS, FELIZMENTE A MÁ ADMINISTRAÇÃO NAS SECRETARIAS DE ESPORTE EM PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR DO BRASIL NÃO É SÓ UM PROBLEMA DE CAPELINHA. MAS CONVENHAMOS, EM CAPELINHA VIROU BRINCADEIRA. MOREI AI DURANTE 4 ANOS, PODE ACOMPNHAR 02 ANOS DO SECRETARIO ANTERIOR QUE AO MENOS LIBERAVA O CAMPO PARA UMAS PELADAS DE FIM DE SEMANA E MANTEVE A PRAÇA DE ESPORTE FUNCIONANDO. NÃO O CASO DO ATUAL SECRETARIO, QUE É ARROGANTE, CENTRALIZADOR E SEU TRABALHO DE ESCOLINHA E TOTALMENTE DE EXCLUSÃO. BORA CAPELINHA, VAMOS BRIGAR POR MUDANÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA AS PELADINHAS DO FIM DE SEMANA QUE VC FALA ELE REALMENTE ARRUMAVA E PARTICIPAVA, POIS ERA DE SEU INTERESSE PRÓRIO E DE SUA PANELINHA DE AMIGOS; POREM UM TIME TRADICIONAL DE CAPELINHA PRECISOU PARA UM AMISTOSO E RECEBEU UM N]AO COMO RESPOSTA. É ASSIM QUE FUNCIONAVA E CONTINUA FUNCIONANDO... OU É POR INTERESSE PRÓPRIO OU POR DE UM DA PANELINHA DELES...

      Excluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com