quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Produtores rurais de Capelinha discutem estratégias para 2012

Os produtores rurais de Capelinha discutiram estratégias para atuação do Conselho Municipal das Associações Rurais de Capelinha, na reunião ordinária que aconteceu no dia 06 de fevereiro, às 09 horas da manhã, no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio que contou com a presença de representantes da EMATER, vereadores, secretários municipais, Padre Darci Almeida Rodrigues, do prefeito municipal, dentre outros. 



A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho, Senhor Roque Caetano de Oliveira da comunidade de Ponte Nova. 

Cayle José Martins - EMATER Regional - destacou a importância da atuação do Conselho que legitima os trabalhos do mesmo e ainda anunciou a realização do Concurso de Qualidade de Café em 2012 que terá como objetivo principal divulgar e valorizar o produto no mercado cafeeiro. O Concurso será aberto a pequenos, médios e grandes produtores de café, sendo que já existe uma grande articulação para a realização do Evento em Capelinha. 

O secretário municipal de Agricultura, Haroldo Giovanini falou sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), aprovado no valor de R$ 480.000,00 para aquisição de alimentos na mão de produtores rurais, fortalecendo assim a agricultura familiar. Será feito um banco de alimentos que serão disponibilizados para doação às Entidades de caridade de acordo com a comprovação quanto à necessidade. 

José Maria de Oliveira Neves (Zuzinha), Secretário Municipal de Meio Ambiente, reforçou a necessidade de regularização para construção de tanques (para criação de peixes) e barragens, sendo necessária a elaboração de um Projeto Ambiental para possível autorização do IGAN – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, órgão responsável pelo planejamento e administração de águas em Minas Gerais. Segundo Zuzinha a partir do dia 03 de Março/12 a fiscalização será bem mais rigorosa por parte do IGAN com o monitoramento via satélite. Anunciou a contratação de uma engenheira ambiental para prestar atendimento exclusivo a Prefeitura Municipal de Capelinha na elaboração de projetos ambientais. Considera ser um avanço enorme, tendo em vista os diversos problemas causados por impactos ambientais de ações que são desenvolvidas sem a orientação de um profissional na área. 


Élida Cícera Machado, responsável pela controladoria interna e setor de comunicação da Câmara, repassou informações sobre os andamentos dos trabalhos que serão desenvolvidos em 2012. A Câmara retoma suas atividades, com atendimentos das 08 às 11 horas e 13 às 17 horas, com atendimento prioritário no período da manhã para os moradores da zona rural, tendo em vista os horários de ônibus para retorno às suas comunidades. Assim como nos anos anteriores, haverá atendimentos por parte dos vereadores, assessoria jurídica e continuidade dos serviços de Balcão do Cidadão. 

Luis Gustavo Vieira Silva, secretário Municipal de Assistência Social, reforçou o convite para que as comunidades rurais prestigiem o início das comemorações do Centenário de Capelinha a partir do aniversário da cidade (24 de fevereiro), momento em que haverá shows musicais com Gabriel Lenner e André Valadão. 

O prefeito municipal falou sobre o empenho da administração atual em buscar atender toda a demanda da zona rural, no sentido de melhoramento das estradas que dão acesso às comunidades rurais. Informou que, inicialmente, serão recuperadas as estradas que fazem parte da rota do Transporte escolar, pois as crianças precisam ter seus direitos garantidos no que diz respeito ao acesso à educação. Reforçou que é necessária a elaboração de um Cronograma para agendamento prévio da recuperação de estradas. 

Eunice Cordeiro, coordenadora dos ESF’s (Estratégia Saúde da Família) falou das dificuldades de atendimento nas três Unidades na zona rural (Chapadinha, Galego e Ponte Nova), pois cada um atende em média 25 a 30 comunidades. A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um calendário para atendimento no meio rural, estando aberta a sugestões para aperfeiçoar os trabalhos oferecidos pelo setor de saúde. 

O Padre Darci Almeida Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora da Graça, aproveitou a reunião para se apresentar aos produtores rurais, apontando a importância de um Conselho atuante que defende os anseios de sua categoria. Padre Darci apontou três recursos que ele considera indispensável para a subsistência do homem do campo: estrada para garantir acesso e escoamento de suas mercadorias, água para a produção de alimentos e energia elétrica para o acompanhamento das tecnologias existentes. 

Após a reunião foi servido um almoço como forma de confraternização, marcando assim o início das atividades do setor rural em 2012. 



Texto: Fátima Santos Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com