quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Descaso e degradação vivenciados em vias públicas capelinhenses

Por Douglas Lima, com a colaboração de Harley Santos


Neste ano de 2011 Ouro Preto comemora os 300 anos de sua fundação. A cidade é possuidora de tradições culturais, artísticas e históricas de beleza e valor incalculáveis. Tanto que foi a primeira cidade brasileira a ser agraciada com o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela UNESCO, no ano de 1980. É um lugar que respira história, onde cada rua e esquina testemunham as trajetórias dos homens do passado.

Em Ouro Preto o que mais se almeja é que a cidade permaneça da mesma forma, preservada para que continue a contar suas histórias para as próximas gerações. Além disso, por lei não é permitido mudar as características artísticas e arquitetônicas da cidade.


Capelinha também possui uma “Ouro Preto”. No nosso caso é uma rua situada em pleno Centro da cidade. A impressão é de que nossos administradores municipais acreditam que tudo que carregue o nome da antiga capital de Minas Gerais não pode sofrer modificações. A rua apresenta uma paisagem estarrecedora, evidenciando o descaso da administração pública capelinhense com os moradores do logradouro. Em recente matéria o Jornal A Cidade também tratou do drama vivido no lugar como pode ser visto aqui.


Há relatos de que a “Ouro Preto” de Capelinha torna-se intransitável no período de chuvas, dificultando a vida de todos os moradores. É um caso tão extremo que um residente do lugar realiza por conta própria obras para tornar minimamente viável o trânsito. As imagens abaixo foram enviadas pelo morador e colaborador do MMC Harley Santos, que como tantos outros conterrâneos não suporta mais a situação e exige uma postura eficiente dos órgãos municipais para a resolução imediata e definitiva do problema!








E o problema não é apenas da Rua Ouro Preto. A rua Dr. Juscelino Barbosa, também localizada no Centro de Capelinha, evidencia a situação de abandono como pode ser observado nas fotos abaixo.






12 comentários:

  1. Administração ruim da cidade igual a esta, só mesmo a anterior 92/96,não sei pq inventar ser prefeito esta porcaria que está aí, só mesmo pra dizer, sou prefeito, mesmo que seja ruim,e assim cada dia a cidade tem mais buracos pelas ruas, e nada se faz de obras que tanto precisa a cidade, olha só a situação do corrego, logo abaixo da rodoviaria e camara municipal, que logo será engolida pelo corrego, e tomara que estejam lá os vereadores, que são merdas, como as que passam no corrego!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o depoente anterior.O que têm a dizer a associaçao de moradores destes bairros ou comerciantes do centro da cidade?E dizer que o prefeito desses ultimos 15 dias é medico sanitarista ?Não que o ex prefeito cassado fosse melhor,mas,pelo menos nao se podia dizer medico sanitarista ..A situaçao do corrego do areao depoe contra o diploma deste médico incompetente.Pela anulaçao das ultimas eleiçoes e que gente do bem se disponha a formar chapas.Tem gente boa na cidade,não é so este grupelho da Lorena ,não.

    ResponderExcluir
  3. Se enviarem as imagens do córrego e da câmara elas serão publicadas!
    movimentomudacapelinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Engraçado as fotos publicadas acima são do mesmo local porem tiradas de angulos diferentes, R:Dr. Juscelino Barbosa com R: Candinho e Rua Ouro Preto,e tão pouco lugar que os oposicionistas tem que tirar varias fotos do mesmo local, alias quem critica deveria, tirar umas fotos tambem do bairro Aparecida, que antes era so buracos e hoje esta lindo quase todo asfaltado e tambem do Bairro Vista Alegre que Dr. Pedro Vieira tambem asfaltou a ia me esquecendo o bairro bela vista que hoje faz justo ao nome depois que Dr. Pedro Vieira bloqueteou, aqui estou falando e de bairros com pavimento não e de uma esquina de ruas com fotos tiradas de todos os lados não, Dr Pedro Vieira e homem onesto ele não e daqueles que fala ele faz!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá companheiro! "27/1/2011 9:05"
    Com certeza devemos elogiar sim o trabalho da prefeitura nos lugares citados por você.

    Parabéns mesmo! Os moradores do Bairro Aparecida e do Bairro Vista Alegre sofriam com tal descaso há muitos anos!

    Agora, simplesmente, chamamos a atenção dos administradores para as ruas destacadas nas fotos. Eles também possuem esse mesmo direito. Todo cidadão tem direito à saúde e saneamento básico, e essas ruas não asseguram isso. É muita poeira quando há sol e muita lama quando há chuva. As ruas são intransitáveis até para andar a pé.

    Com essa matéria não estamos fazendo nada além do que o nosso simples dever de cidadão, cobrar sempre!

    Queremos o máximo de bem-estar a TODOS os Capelinheses, esse é o propósito do MMC.

    Em momento algum colocamos à prova a idoneidade do Sr. Prefeito, apenas cobramos o direito dos moradores daquela localidade.

    Continue mandando suas opiniões...

    O MMC é um movimento democrático e publica elogios, críticas, etc.

    O nosso objetivo, como já foi ressaltado, é apenas o bem de nossa Bela Capelinha.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Se iremos discutir q pavimentação de ruas foram as grandes benesses do Dr Pedro Vieira sinceramente... O nível d atraso desta cidade é maior do q eu imaginava...

    Pavimentação não é nenhum favor ou privilégio! É obrigação... Durante anos os moradores do inúmeros bairros comeram poeira esperando o cumprimento d promessas vãos, inclusive a verba da pavimentação do Aparecida foi desviada inúmeras vezes, já estava mais q na hora d cumprir uma promessa q se estendeu por quase 1 década...

    Se ainda existem casos isolados de não pavimentação ou abandono, isso é descaso, deve ser apurado e os moradores têm todo o direito de cobrar e mostrar a situação precária q se encontra as vias...

    Não somos simplesmente oposicionistas, somos cidadão conscientes de nossos direitos e temos toda liberdade e permissão para contestar o q quer q seja... Afinal o prefeito é um funcionário público, não um ser intocado imune à críticas!

    ResponderExcluir
  7. Esquecemos mais uma vez de deixar claro o nosso caráter APARTIDÁRIO do MMC!

    O cidadão do post "27/1/2011 9:05" cita que o MMC é oposicionista.

    Queremos deixar claro que independente do prefeito que estiver a frente do município estaremos sempre ao lado do povo buscando o progresso de Capelinha.

    Não acreditamos em democracia representativa mas sim na sociedade civil organizada, ou seja, um povo que participa ativamente das questões políticas da cidade: Câmara, Conselhos, Cobranças diretas a vereadores e prefeito, audiência pública, prestação de contas, transparência, etc.

    ResponderExcluir
  8. Elogiar Pedro porqueira é um absurdo, este aí que cita as ruas pavimentadas, deve ser um mamador da prefeitura, não fêz mais que obrigação de fazer o que ele citou, mas faz mal feito, hoje quem pode ser elogiado por obras em Capelinha, se chama gelson cordeiro, foi quem fêz 80% do pavimento de capelinha, se fosse ele que tivesse na prefeitura, no lugar desta porcaria que está aí, tinha fechado 100% de pavimento na cidade, a parte de capelinha que cresceu, foi todo pavimento feito por ele!!!

    ResponderExcluir
  9. Enquanto Povo de Capelinha estiver votando em porcarias de vereadores como tem votado nas ultimas eleiçoes, PRINCIPALMENTE OS FORASTEIROS, que só querem o melhor pra eles e pra cidade nada, vém pra cidade só pra melhorarem d e vida, e ainda acham os bobos da cidade pra encherem eles de voto, ô cidadezinha esta capilinha, eles tão é rindo do povo daqui, principalmente um deles, que só anda mostrando os dentes,o outro é só papo, queria era ser vereador e mais nada, receber salario, isto que eles querem, mas os da cidade também são porqueiras, viraram profissionais, um bando de porcarias tem a câmara de capelinha, ainda bem que a câmara se encontra bem perto do corrego areão, é pra ficar perto das merdas como eles são, tá no lugar certo!!!

    ResponderExcluir
  10. INCOMPETÊNCIA É POUCO.
    Isso que esses moradores dessas ruas estão passando, é um total descaso dos orgãos competentes.Sera que a adiministraçao dessa cidade não tem vergonha de deixar uma situaçao chegar a tal ponto de ruas praticamente sem condições de circulação?

    MARCOS COREDEIRO

    ResponderExcluir
  11. E voces tao achando que o bezerrão é santo ,é um deus ?Não é não.Ele apenas radicalizou a compra de votos.Fez da politica em Capelinha a latrina de sua casa com uma campnha do maior baixo nivel,onde cartas anonimas com calunias indiziveis virou a estrategia mais comum..Radicalizou a compra de voto e fez da campanha a coisa mais verogonhosa e sem etica que já vi...

    ResponderExcluir
  12. SE ASFALTARAM OS BAIRROS APARECIDA, BELA VISTA E SEJA LA QUAL OUTROS BAIRROS, BOM PARA OS DEVIDOS MORADORES, NÃO PÓSSO DIZER O MESMO DO BAIRRO SÃO VICENTE, ONDE FORAM POSTADOS AS FOTOS ACIMA, LA NÃO FOI ASFALTADO NENHUMA RUA NEM SE QUER REPARARAM OS ESTRAGOS DAS ENXURRADAS, OS LOTES BALDIOS ESTÃO CHEIOS DE MATO E ANIMAIS PEÇONHENTOS( INCLUSIVE JARARACAS E ESCORPIÕES) AOS MONTES, ESGOTO A CEU ABERTO E BUEIROS ENORMES ABERTOS SEM SE QUER SEREM SINALIZADOS. tUDO ISSO EM SOMENTE UM PEQUENO BAIRRO SITUADO NO "CENTRO DA CIDADE" PODERIAM TER AO MENOS O BOM SENSO DE CUIDAR DESSE BAIRRO QUE QUANDO CHOVE LEVA VARIAS TONELADAS DE ENTULHO, LAMA E ANIMAIS MORTOS PARA O MEIO DA PRAÇA DO POVO QUE SERIA O CARTÃO POSTAL DA "BELA CAPELINHA", SÓ RETIRAR ENTULHO E LAMA DA PRAÇA NOS FINS DE SEMANA NÃO RESOLVE, A SOLUÇÃO É PAVIMENTAR E CALÇAR AS RUAS DO BAIRRO SÃO VICENTE, SERIA UM ALIVIO ATE MESMO PARA FUNCIONARIOS DO PATIO DA PREFEITURA, SENSAÇÃO DE UM DEVER CUMPRIDO AOS QUE EXERCEM O PODER EXECUTIVO DESSA CIDADE E A SATISFAÇÃO DOS MORADORES DESSE BAIRRO QUE A MUITOS ANOS SOFRE COM ESSE DESCASO. O PROBLEMA TA FACIL DE SER RESOLVIDO. BASTA TEREM VONTADE DE TRABALHAR.
    E TENHO DITO.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com