quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Metendo a boca no... ops! Metendo o dedo no teclado!



Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com


Recentemente, o blog Capelinha_MG chamou a atenção sobre alguns jovens capelinhenses que estão socializando protestos nas redes sociais (ver postagem aqui). Realmente essa maneira de reivindicação vêm ganhado, a cada dia mais, a adesão das pessoas. 

Esse modo de protesto têm conquistado cidadãos do mundo inteiro e têm produzido resultados bastante eficazes.Alguns sociólogos denominam esse fenômeno de "democracia 2.0", ou seja, a democracia já não é a mesma depois da imensa onda das redes sociais.

Para se perceber o impacto que elas causam, basta acompanharmos os noticiários televisivos, mídia impressa e outros meios sobre os vários protestos que já foram organizados em vários países como: Turquia, Espanha, Líbia, Egito, Tunísia e outros. Em países, como é o caso da Espanha, prevê-se que agora, os partidos ganharão ou perderão as eleições com as mídias sociais, tamanha é a participação dos espanhóis por meio da internet. E ainda mais, os que ganharem deverão governar por meio da internet, esclarecendo aos cidadãos todos os atos durante o governo. Países como a Islândia, têm reformado toda a sua Constituição por meio da internet, onde a população participa de forma integral de sua elaboração.

A internet produziu mudanças na cultura e na organização social, e possibilitou o fim da manipulação informativa sem resposta por parte da sociedade.Hoje, o jogo do poder depende também das mídias sociais (ROSSI, 2011).
Quem não se lembra da campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos? Alguns cientistas sociais afirmam que sua vitória foi conquistada, principalmente, pela forte atuação nas mídias sociais, principalmente pelo twitter.

Enfim, o objetivo desse texto não é ensinar nenhum candidato a ganhar eleições, mas sim fortalecer a importância das mídias sociais para o exercício de nossa democracia. O nosso propósito é chamar a atenção para este novo fenômeno, que tem criado um "novo imaginário político coletivo, derivado dos excedentes cognitivo e criativo das pessoas". O que nos resta, enquanto cidadãos pós-Constituição - esta que nos garantiu o direito de manifestação - é fazermos um uso bastante eficiente e constante desta tão importante ferramenta que temos nas mãos, ou seja, a internet.

Nos últimos anos, no Vale do Jequitinhonha, têm crescido constantemente o uso dessa ferramenta com o propósito de se inaugurar uma nova cultura política apartidária e reivindicativa. Uma das principais ferramentas dos cidadãos têm sido os blogs. Em nossa região, temos alguns com bastante repercussão, como é o caso do Blog do Banu, Movimento Muda Capelinha, Blog do Jequi, Jornal A Cidade, Capelinha_MG e também outros também ajudam na divulgação de assuntos políticos de interesse dos cidadãos.

Uma das vantagens principais da blogosfera e mídias sociais é a velocidade em como as notícias se repercutem em várias cidades. Para uma simples postagem, basta alguns minutos para que vários blogs e internautas espalhem a notícia pelos quatros cantos do Estado. Graças à internet, hoje, a sociedade civil possui uma arma poderosa na busca de uma sociedade mais digna, lutando para que a política seja devidamente voltada para o bem estar do povo, atendendo suas necessidades.

Nas mídias, podemos cobrar, denunciar, sugerir, criticar, elogiar, etc., enfim, construir uma vontade coletiva a ponto de ganhar as ruas e logo, a concretização. Um dos exemplos mais recentes, é o caso da UFVJM, uma luta que nasceu nas redes sociais, é alimentada pelas redes, e que a qualquer momento, pode ver concretizado o objetivo da luta.

Abaixo, reproduzimos algumas imagens veiculadas no facebook durante os últimos dias:

Morador protesta sobre péssimas condições de rua de Capelinha
no centro da cidade.


Clientes insatisfeitos com o atendimento de um dos maiores
bancos do país revelam a insatisfação no atendimento


Esse é um dos comentários que surgiram no blog do MMC após a
publicação desta imagem: "pelo menos vcs da rua ouro preto tem buracos 

na rua...já nós aqui do bairro Aparecida temos é rua nos buracos...kkk...só Deus!"
                                                                    
Portanto, essa é a nova realidade  pós-mídias sociais. Tudo agora se volta ao atencioso olhar do cidadão, o que mantém um constante diálogo entre administração pública e sociedade civil organizada. Apoiemos a cada dia mais essa ideia! Afinal, é uma forma legítima de também exercer nosso papel de cidadãos. O MMC apóia integralmente essa ideia! Colabore enviando textos, fotos, reproduzindo nossas postagens e debatendo-as. Uma cidade digna só se constrói com cidadãos participativos. Juntem-se a nós!

* Claúdia Rossi, socióloga, Revista Sociologia - Editora Escala, nº37.


Alexandre Macedo é Assistente Social e colaborador do MMC.
Graduado pela PUCPR e pós graduando em Gestão Pública de Políticas, Projetos e Programas Sociais

Um comentário:

  1. Certo é quem comenta a situação da cidade!E ainda gastam absurdos fazendo festa ao invés de fazer obra, fala ainda que tapar burar é obra, como?? isso si se chama conservaçao e reparação do um bem que se chama RUAS.Como fazem isso com os 99 anos da cidade?? coremos obras, não tapar buraco isso sim faz parte e mais do que obrigação do prefeito!!!
    Chegaaaaa

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com