sábado, 31 de dezembro de 2011

Que nossa política também seja nova



Para ganhar um Ano Novo 

que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de  Andrade
Por Alexandre Macedo

Muitos perguntam: O MMC acabou?! Nada disso! A ideia está mais viva do que nunca! Desacreditar da mudança culminaria numa espécie de desesperança, desistência, cansaço, etc; coisas que não competem a todos aqueles que acreditam numa Política com "P" maiúsculo e que sabem distinguir claramente esta daquela que combatemos tanto, ou seja, a politicagem.

Realizamos uma breve pausa para debater novas ideias, planos de ação para 2012, conversar com pessoas que também partilham do mesmo ideal, etc., mas estamos de volta com o intuito de sempre, enquanto cidadãos que amam Capelinha e todo Vale, levar nossos "pitacos" políticos a fim de se lutar por, pelo menos, um mínimo de ética na nossa política. Desde o início, nossa principal bandeira têm sido a educação política, pois entendemos que política é algo que necessita de debate, informação, qualificação, críticas e reformulações para que aconteça de uma forma legítima e honesta.

Durante quase um ano de Movimento Muda Capelinha pudemos perceber a boa aceitação de todas as pessoas que verdadeiramente sonham com uma verdadeira política longe dos velhos vícios que corrompem toda a dinâmica social de nossas cidades. Pessoas estas que agora acreditam que uma outra cultura política é possível, bastando apenas não mais esperar que nossos anseios sejam todos sanados apenas pelos nossos representantes e sim também pela atuação direta do cidadão na política. Pessoas essas que entenderam que não basta apenas trocar o prefeito, os vereadores e secretários, mas que "o buraco é mais embaixo". O problema é maior do que imaginamos, pois trata-se de algo de ordem cultural, ou seja, velhos hábitos de dezenas de anos atrás que ainda insistem em permanecer no nosso cotidiano. Coisas do tempo do coronelismo que ainda encontram-se impregnados no dia-a-dia da nossa "política" e impedem o novo de surgir. Trocando em miúdos é uma mistura do velho e do novo onde as duas coisas se fundem resultando em algo que não nos é mais útil e que nos impede de progredir.

Os tempos mudam, as coisas mudam, tudo muda e tem que ser assim também com a política. É como diz uma canção de Lulu Santos:
" Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia... Tudo passa, tudo sempre passará".
Mas acontece que, muitas vezes, a mudança é impedida, travada, silenciada, abafada, etc. Esse processo impede que o novo se manifeste, fazendo com que tenhamos novas e boas leis e hábitos ligados ao passado impedindo qualquer novidade rumo à uma verdadeira democracia como prega nossa Constituição Federal que diz:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
 Portanto, constituímos Estado democrático de direitos, democracia que significa "poder do povo" que exerce este poder por via representativa (por meio dos representantes) ou direta (pelo próprio povo).

A história já provou, que no Brasil, a via representativa quase nunca funcionou de maneira devida e que somente a pressão popular por meio dos Movimentos Sociais é que conseguiram alcançar os direitos hoje garantidos por lei. Por isso, é muito importante o exercício da cidadania se quisermos realmente sonharmos com um futuro melhor de nossas cidades.

O ano de 2012 é ano eleitoral, já percebemos, desde já, o clima da campanha rolando pelo ar. Quando andarmos pela cidade perceberemos que pessoas que nunca nos cumprimentaram nos saudarão do outro lado da rua...

Em todos os municípios do Brasil, este será um ano agitado. Haverá comícios, "arranca-rabos" e outras coisas que somente em anos de eleições municipais acontecem. A dúvida que se segue é: Será que tudo vai acontecer da mesma forma? O que vai ser diferente? Será que mais uma vez vai acontecer aqueles bate-bocas (faltando citar a mãe do outro...) ao invés de ideias, projetos, etc.,? Será que vai rolar aquela famosa compra-de-votos na madrugada do dia da eleição? Será que haverão votos trocados por telhas, blocos, tijolos, emprego pro parente, dentadura, portão e outros?

Será que mais uma vez teremos vários candidatos que pretendem se eleger pelo marketing com vários carros de som, camisetas, bonecos infláveis e outros artifícios, sem que tenham a mínima vocação para a política? Será que mais uma vez os candidatos em sua maioria, não nos apresentarão um projeto de atuação convincente? Será que pelo menos terão a competência de elaborar um plano de atuação? Ou mais uma vez a conquista dos votos se dará pela "amizade"? Vamos acordar gente! Candidato bonzinho não significa bom político, é preciso distinguir isso.

Que em 2012 as coisas possam ser diferentes. Que a nossa política possa ser diferente para que abandone sua velha fama que não é nenhum pouco boa.

Mas que não nos enganemos, já disse Belchior: "O que transforma o velho no novo, bendito o fruto do povo será". É nossa atuação nesse processo que, aos poucos, poderá mudar essa cultura tradicional que insiste em permanecer. E para colaborar com a mudança podemos começar por fazer tarefas simples, como por exemplo:


  1. Denunciar ao Ministério Público qualquer suspeita de compra de votos e lembrar que todo candidato que compra votos é CORRUPTO! Todos, sem nenhuma exceção. A distinção entre um bom e mau político já começa por aqui.
  2. Exigir dos candidatos a vereadores e prefeitos planos de atuação política convincentes.
  3. Não votar em candidatos pela simples amizade, mas sim pela vocação política que o cidadão apresenta
  4. Quando um candidato lhe pedir voto, perguntar quais são os projetos que ele pretende buscar e como ele poderá executá-los.
  5. Escolher os candidatos que já possuem vínculos com os coletivos, que são militantes, que lutam pelo bem da cidade, que aceitam críticas, que são democráticos, etc.
  6. Eleger candidatos com ficha limpa.
  7. Não votar em candidatos que fazem boca-de-urna ou em qualquer candidato que pague pessoas para realizarem tal serviço.
  8. Escolha candidatos, preferencialmente, que já tenham um compromisso social com a cidade.
  9. Avalie o grupo político a qual o candidato pertence. Existem velhos grupos políticos que após a eleição do candidato exercem grande influência sobre a atuação política deles. Portanto, averigue as pessoas que pertencem ao grupo e não se engane, se você não concorda com as ideias de determinado grupo, não desperdice seu voto.
  10. Nunca deposite suas esperanças políticas somente nos candidatos, eles nunca sanarão os anseios do povo. O que causará a mudança é a fiscalização e atuação conjunta do povo com os representantes. E também a construção de coletivos como Associações de Moradores, grêmios estudantis, sindicatos, atuação nos Conselhos ou qualquer outro espaço democrático. Lembrando que novos espaços sempre podem serem criados por qualquer cidadão.
Estas são dicas simples que colaborarão e muito para que este 2012 não sejam como os outros, só depende de nós cidadãos. Que possamos socializar esses conhecimentos com outras pessoas para que elas não caiam nas mesmas armadilhas. Muitas vezes, o que falta para a mudança é somente uma boa dose de informação sobre a realidade como ela é para que novas coisas aconteçam.

O que não dá mais é esperar um Ano Novo com erros velhos. 

Que em 2012 possamos estar mais atentos à nossa política, afinal, o futuro de nossas cidades depende unicamente dela. Seja um MMC você também, não precisa de carteirinha. Basta acreditar na mudança e propor estratégias para que ela aconteça. Afinal, o que você deseja que aconteça em nossa cidade. É por aqui que se começa.

Que a blogosfera do Vale do Jequitinhonha continue a militância por uma nova política, afinal somos os novos protagonistas de uma nova realidade política que ainda parece oculta mas que já produziu muitos frutos que renderão muitos outros em um futuro breve.

Feliz 2012 a todos e todas!

3 comentários:

  1. Brilhante texto, companheiro.

    X#

    ResponderExcluir
  2. O MaC merece maior atenção de toda a população consciente, inteligente e faminta por melhores condições de vida para todos nós... Parabéns aos organizadores... Utilizem essa ferramenta para despertar, de forma positiva, a importância de exercermos nosso dever de cidadão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ótimo conteúdo do blog,tenho acompanhado e divulgado ,pra que mais e mais pessoas possam participar com suas opiniões e assim quem sabe tentando virar maioria as pessoas de bem mudem isso que ai esta e que já foi a nossa bela capelinha.

    penso que a grande dificuldade é que pessoas que são realmente de bem,não seriam candidatos pois sabem que a lama que vem perpetuando na prefeitura de capelinha é maior que a lama que acumula na praça do povo no centro da cidade a cada chuva que cai na região.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com