domingo, 31 de julho de 2011

Capelinha é a 2ª cidade mais rica do Vale!



De acordo com o IBGE o PIB (Produto Interno Bruto) do Vale do Jequitinhonha é em torno de R$ 1.817.473.340,00 de reais. A seguir, são relacionadas as 10 cidades mais ricas ou que geram maior capital baseado no seu PIB.

O que é PIB



O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

As 10 Cidades mais RICAS do Vale do Jequitinhonha


Demais CidadesPostado no Portal Aranâs


Comentário do Blog: 


É claro que o dado de riqueza medido pelo PIB é questionável. Há movimento da economia que se destaca mas esta riqueza pode estar concentrada na mão de poucos. O município pode ser um dos mais ricos e possuir a população mais miserável. Cabe um estudo detalhado de cada situação, de cada município.

O mais importante é calcular o IDH - Indice de Desenvolvimento Humano, em que procura medir a qualidade de vida de uma povo. Neste indicador, a riqueza gerada é cruzada com o número de habitantes e outros indicadores como educação, expectativa de vida ( índice de natalidade e mortalidade) e média de ganhos salariais familiares.

Na relação acima, estão faltando os 19 municípios que fazem parte do Vale do Jequitinhonha, mas estão localizados na região norte de Minas, como Grão Mogol, Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Rubelita, entre outros.

A reportagem falta ainda indicar em qual período tal valor do PIB foi alcançado. Voltaremos a este assunto, em post a ser publicado na próxima semana.


Fonte: Blog do Banu

Um comentário:

  1. Acho que deve se ter muito cuidado informacöes deste tipo... Segunda mais rica e no entanto, ha um córrego imundo passando dentro da cidade, o hospital nao encana braco quebrado.Um atraso total.Ha uma forte concentracao de renda e multinacionais no município que nao cumprem funcao social alguma.Pr ex: CBI .Alguem sabe de outras?

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com