quarta-feira, 23 de maio de 2012

A internet nas eleições


Não existe consenso sobre o tratamento que deve ser dado à internet. Porém, no período eleitoral que se aproxima, com tempo curto de campanha, é importante se estabelecer limites no uso da rede

A internet existe no Brasil há menos de duas décadas. Mas só agora, com o intenso uso de redes sociais, a preocupação com seu potencial político começa a perturbar o âmbito eleitoral. Obedecendo a uma lógica diferente das mídias tradicionais, as redes estão impondo neste ano dificuldades extras para a Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o diga. Em julgamento recente, o TSE decidiu por quatro votos a três que os candidatos estão proibidos de usar o Twitter ou outras redes para fazer propaganda eleitoral antes da data permitida por lei. Essa decisão desperta polêmica e está longe da unanimidade.

Um dos votos vencidos naquele julgamento foi o da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antes Alves Rocha, que entendeu não haver razão para aplicar às redes as regras de propaganda eleitoral antecipada, que valem para os meios tradicionais. Na semana passada, Cármen Lúcia voltou ao assunto, ao falar dos desafios que um mundo conectado impõe ao Poder Judiciário. Durante a 7.ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados, a ministra afirmou que as eleições devem ser rigorosas para garantir a ética, mas livres para a democracia. “Nós temos 138 milhões de eleitores, todos com suas opiniões, querendo falar, podendo falar e a Constituição garante o direito de falar, o direito de se expressar.”

As declarações da ministra são um bom parâmetro a ser seguido nestas eleições. Num mundo hiperconectado, é muito difícil concretizar a realização de pleitos igualitários, ao mesmo tempo em que se assegura a liberdade de expressão de candidatos, cidadãos e imprensa. As redes proporcionam meios para todos divulgarem suas opiniões, ampliando o alcance de vozes que antes tinham dificuldades de se fazerem ouvir. Entretanto, elas ampliam também as possibilidades de violação do direito à intimidade e do alcance da divulgação de calúnias. A dificuldade hoje é estabelecer na internet um território regulamentado, no qual seja possível apurar responsabilidades quando houver o cometimento de ilícitos.

O debate sobre o limite da regulação da internet ainda encontra-se em estado incipiente. O marco legal da internet, pelo qual se prevê as garantias e direitos dos cidadãos na rede, vem sendo discutido em audiências públicas da Câmara dos Deputados. A comissão de juristas do Senado que discute um novo Código Penal aprovou nesta semana a inclusão de um capítulo para crimes cibernéticos.

A discussão ainda ocorre e não existe consenso sobre o tratamento que deve ser dado à internet. Porém, no período eleitoral que se aproxima, com tempo curto de campanha, é importante se estabelecer limites no uso da rede. Talvez os tradicionais caminhos da Justiça Eleitoral, como direito de resposta e multa, não consigam conter excessos na rede, visto que muitas vezes seus autores conseguem ficar anônimos.

Um comentário:

  1. esse blog acabou mesmo ... uma pena , tava sendo tao benefico pra sociedade

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com