terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COMAD DE CAPELINHA SE REUNE PARA ESTUDAR PROJETOS A SEREM IMPLANTADOS



O Comad – Conselho Municipal Anti-Drogas - de Capelinha se reuniu no dia 25 de janeiro, às 16 horas, na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para avaliar Projetos que poderão ser implantados em Capelinha no fortalecimento das campanhas de combate às drogas. 


A presidente do COMAD, Maria da Conceição Vieira, apresentou o Projeto Vhiver sem Drogas – Juventude dá o seu Recado – proposto pelo Grupo Vhiver de Belo Horizonte, onde 15 cidades dos Vales Jequitinhonha e Mucuri foram contemplada (Pedra Azul, Medina, Jequitinhonha, Salto da Divisa, Almenara, Araçuaí, Padre Paraíso, Nanuque, Carlos Chagas, Capelinha, Leme do Prado, Teófilo Otoni, Itaipé, Presidente Kubistchek e Diamantina. 

A aplicação do Projeto se dará através de Simpósio, onde serão formados trinta jovens em cada município selecionado. Dentre eles, serão selecionados dez jovens, de acordo com o interesse demonstrado durante a formação para executarem oficinas para outros vinte jovens em uma escola. 

Objetivos do Projeto Vhiver sem Drogas: 

· Promover saúde, prevenção, capacitação e assistência aos jovens acometidos pela influência de álcool, crack e outras drogas; 

· Diminuir os índices de consumo de crack e outras drogas entre os adolescentes e jovens, através da metodologia da redução de danos; 

· Diminuir os números de novas infecções pelo HIV e outras doenças DST’s, que estão diretamente associados ao uso de drogas entre os adolescentes e jovens; 

· Promover a inclusão social dos adolescentes e jovens, juntamente com o protagonismo juvenil; 

· Difundir uma cultura de conscientização com foco na promoção de saúde e prevenção do uso/abuso de álcool, crack e outras drogas; 

· Formar jovens mais preparados e conscientes para lidar com a realidade do mundo, garantindo um comportamento mais elucidativo em relação à saúde do corpo e da mente; 

· Desenvolver a consciência crítica e política dos jovens, direcionando-os para a prática transformadora; 

· Mobilizar, motivar e instrumentalizar os jovens, para ações de controle social e para a construção de políticas públicas voltadas para juventude, que busquem a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que estão inseridos; 

· Trocar informações com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Gerência Regional de Saúde (GRS), Secretarias de Saúde de cada município, Secretaria de Esporte e Juventude, Rede Escolar e Grupos Comunitários, de forma que desenvolvam a intersetoriedade; 

· Realizar trabalhos em grupos dirigidos nas comunidades e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) que possam oferecer apoio piso-social aos jovens, no que tange ao uso/abuso de álcool, crack e outras drogas. 

Em Capelinha já existe o pré-agendamento para o Simpósio no dia 03/08/12 e dia 10/08/12 haverá reunião com os dez jovens selecionados, gestão municipal, saúde, educação, assistência social, esportes e juventude para avaliação da segunda etapa que será aplicada como Projeto Piloto numa escola a ser selecionada. 


O Projeto de Combate a Interiorização das Drogas em Minas Gerais formatado pela Casa de Juscelino de Diamantina também foi apresentado na reunião. O mesmo consiste na elaboração e lançamento de uma cartilha com aproximadamente 32 páginas, no formato 18x24 esclarecendo tudo dobre as drogas, de forma moderna e motivadora, em evento oficial que será agendado e escolhido pela Prefeitura. Contará com a participação de estudantes e jovens entre 10 e 24 anos, escolas de primeiro e segundo graus, professores, dirigentes, sociedade organizada e representantes de organismos municipais dedicados ao assunto. 


A Casa de Juscelino usou o resultado do senso de 2010 para escolha dos municípios, onde em Capelinha 31,59% da população compreende crianças e jovens na faixa etária de 10 a 24 anos, sendo esse o público alvo do Projeto. 


Ainda foram discutidos assuntos como: Campanha de carnaval, onde o COMAD e parceiros realizarão blitz educativas e a Palestra “Todos Contra a Pedofilia”, com Dr. Casé Fortes que será realizada no dia 10/02/12, às 14 horas, no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio, numa realização do Projeto “Infância Roubada”, financiado pelo Banco do Nordeste. 


Matéria: Fátima Santos Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com