terça-feira, 26 de julho de 2011

Ex-prefeito de Capelinha na lista dos inelegíveis

O ex-prefeito de Capelinha Gelson Cordeiro de Oliveira, está na lista dos dois prefeitos e 21 ex-prefeitos do Vale do Jequitinhonha que não podem se eleger em 2012.

Com informações do Blog do Jequi

Dois prefeitos e 21 ex-prefeitos do Vale do Jequitinhonha estão inelegíveis, diz TSE

 
Ex-prefeitos lideram a lista mineira dos ficha-sujas que tiveram prestações de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos últimos oito anos. A rejeição de contas é um dos motivos de inelegibilidade prevista na Lei Ficha Limpa, que valerá para as proximas eleições de 2012. No estado, são 575 condenações envolvendo 369 agentes públicos. A lista inclui apenas agentes públicos condenados pelo TCU por causa de irregularidades na aplicação de recursos repassados pela União.

Mais de 200 dessas pessoas são prefeitos e ex-prefeitos, muitos deles denunciados por fraudes envolvendo emendas parlamentares ao orçamento da União, que resultaram em grandes operações da Polícia Federal, como a João de Barro, deflagrada em 2006. Oito dos integrantes da lista do TCU ainda são prefeitos como o de Comercinho Rogério Rocha Rafael (PT) e Ricardo Mendes Pinto, de Pedra Azul, eleitos em 2008.. A lista também tem nomes de seis pessoas que já faleceram e de ex-funcionários dos Correios e da Caixa Econômica Federal acusados de fraudes contra as instituições públicas.

Entre os ex-prefeitos, constam da lista Antonio Ernesto Timo Silva ( Virgem da Lapa) Soelson Barbosa ( Turmalina) José Eduardo Peixoto ( Salto da Divisa) Heitel Pego (Itinga) Jairo Murta e Alice Pereira ( Felizburgo) Manoel Francisco (Almenara) José Moreira de Andrade (Rubim) Miquinho (Padre Paraíso) Lindoval Venâncio (Fronteira dos Vales) Eduardo Gobira (Jordânia) Roberto Grapiúna (Joaima).

Cabe ao TCU, de acordo com a lei das eleições, apresentar à Justiça Eleitoral até 5 de julho do ano que vem, a relação dos administradores que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. O Tribunal de Contas da União (TCU) não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares. Essa competência é da Justiça Eleitoral. Ao TCU cabe apresentar a relação das pessoas que se enquadram nos requisitos legais para se candidatar.

De acordo com a Lei das Inelegibilidades ( Lei 64/1990) os que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo judiciário, não podem se candidatar a cargos eletivos nos 8 anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Confira a lista dos agentes públicos do Vale do Jequitinhonha que estão inelegíveis:

Antonio Augusto de Almeida- São Gonçalo do Rio Preto

Antonio Ernesto Timo Silva- Virgem da Lapa

Valmir Silva Costa- Padre Paraíso

Wanderley Aguilar Miranda- Padre Paraíso

Soelson Barbosa- Turmalina

Sônia Amaral Soares – Medina

Olimpio Gomes Soares- Padre Paraíso

Roberto Grapiúna- Joaima

Rogério Jardim Gomes- Padre Paraíso

Rogério Rocha Rafael- Comercinho

Sálvio Chaves de Sá- Itaobim

Maria do Socorro Ferraz Pimenta- Salto da Divisa

Maurício Neres Gusmão- Padre Paraíso

Neudson Cangussú Araújo- Fronteira dos Vales

José Moreira de Andrade- Rubim

Lindoval Venâncio de Sousa- Bandeira

Manoel Francisco Alves Silva- Almenara

Heitel Rodrigues Pego- Itinga

José Carlos Batista Martins- Cachoeira do Pajéu

José Eduardo Peixoto- Salto da Divisa

Jairo Murta Pinto Coelho- Felizburgo

Alice Pereira de Sousa- Felizburgo

Adelson Gonçalves Silva- Jacinto

Eduardo de Almeida Gobira- Jordânia

Gelson Cordeiro de Oliveira- Capelinha

Para ver a lista completa no site do TSE CLIQUE AQUI

Fonte: Gazeta de Araçuaí, com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (com alterações)

4 comentários:

  1. Boa a matéria. Sugiro que publiquem também a matéria do Jornal Estado de Minas do dia 11 de julho em que fala que contas rejeitadas pelas Câmaras ou Tribunal de Contas não serão impecilhos para lançamento de candidatura se um projeto de lei que está tramitando em Brasília for aprovado. Ele está sendo analisado em regime de urgência.

    ResponderExcluir
  2. Porque será que aquele documento da empresa do Aristeu não voltou mais ao blog? Medo? Deu um defeito e ninguém conseguia ler uma das laudas que foi retirada e não voltou mais. Força e coragem MMC.

    ResponderExcluir
  3. Prezado "27 de julho de 2011 07:45":
    Tiramos aquela postagem doa ar porque tivemos problemas técnicos por conta dela. Não foi por medo, mesmo porque apenas reproduzimos o conteúdo publicado pelo blog do Sincerca.
    Mas foi bom você lembrar, pois vamos acertar os erros, escrever um texto sobre o documento e publicá-lo outra vez.

    ResponderExcluir
  4. é Bezerrão de novo na fita dos corruptos do brasil, e nem vem com historinha de lançar um outro no seu lugar ano que vem não, vc, não e dono de circo para fazer o povo de palhaço não, corrupto tem que ser banido da politica,

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com