quinta-feira, 13 de setembro de 2012

...Mas a esperança renasce da indignação do povo!

Nada é mais poderoso que uma
ideia cujo tempo chegou.
(Victor Hugo)


Diante de toda essa situação, qual a novidade no panorama político de Capelinha? Embora nem todas as mudanças que almejamos nos últimos anos tenham acontecido, percebe-se uma reação de parte da população capelinhense. Alguns meses atrás o MMC apresentou as “Sete propostas para as eleições 2012” com o objetivo de tornar o processo eleitoral mais limpo, democrático e focado em projetos. 
Alguns primeiros resultados apareceram, ao menos no que diz respeito à limpeza de fato:  nada de barulho excessivo, confusões em comícios e desrespeito de variada espécie que durante anos vitimou o cidadão capelinhense. Apesar de ser uma grande vitória, é preciso ir além.

Nestas eleições estarão à prova não a capacidade e o caráter dos candidatos. Na verdade, estaremos diante de um sério questionamento para nós mesmos. As escolhas que faremos nas urnas exporão, logo em seguida seus resultados para nós, na qualidade de nossas escolas e creches municipais, de nossas ruas, de nosso hospital e postos de saúde; no tratamento de nosso lixo e esgoto. Não serão certas obras apenas que farão da nossa cidade um lugar melhor. Tampouco o pagamento de uma conta de luz, de água ou a “caiagem” do muro da nossa casa. Como cidadãos, merecemos mais, muito mais. Necessitamos de uma gestão transparente, que divulgue suas contas, que mantenha diálogo com  população, que veja o capelinhense como cidadão e não apenas como eleitor.
A mudança no cenário político de Capelinha, perceptível nestas eleições de 2012, está no posicionamento da sociedade civil local. Ela é a grande mudança nesse pleito, a flor de esperança que nasceu no meio de um oceano de lama e politicagem. Esperamos que cada cidadão, individualmente, e a sociedade civil, como um todo, denunciem ao Ministério Público toda e qualquer ilegalidade que presenciarem. O importante é não desistir e buscar a transformação individual e coletiva da política. Não podemos esperar que tais mudanças venham de nossos candidatos, mas que nós, enquanto povo, portador do poder enquanto democracia, possamos ditar as regras para aqueles que pretendem nos representar. Que continuemos atentos a tudo que nos acontece para que o passado não mais se repita. Que não mais permitamos tanta enganação!

Um comentário:

  1. Parabéns pela atitude e continuem vigilantes. Que vocês sejam agentes irradiadores de um novo paradigma, no qual a sociedade organizada redescobre a força de seu protagonismo.

    Grande abraço,

    Edilson Cordeiro

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com