sábado, 14 de abril de 2012

Ser cidadã(o) votando consciente



Com a realização de mais um pleito eleitoral , surgem algumas perguntas importantes: O brasileiro é um analfabeto político ou é um apolítico?


O analfabeto político é o cidadão que é avesso à política e a todo e qualquer assunto a ela vinculado. E o apolítico, faz questão de afirmar que “não se envolve em política”, e que odeia a mesma. Mal sabe ele, que o apolítico é culpado por diversas mazelas sociais, tais como, desemprego, pobreza e prostituição.

O apolítico diz “esses políticos são todos iguais”, ou “este país nunca irá para frente”. Mas nem só de corruptos e vigaristas configura-se a política. O apolítico também não sabe que muitos dos governantes não querem cidadãos capazes de formular pensamentos e idéias críticas a respeito de sua sociedade, mas sim alienados, marionetes manipuláveis, que possam ser controlados.

Como a maioria da população, o apolítico costuma confundir “política” com “politicagem”. A primeira é a forma utilizada para governar, e administrar a sociedade e todas suas vertentes. A outra, por sua vez, é a arte de enganar, levar vantagem de maneira demagógica e desonesta por meio da política. Para que um país possa desfrutar de um processo político válido, os alienados políticos – apolíticos – precisam ser a minoria, e o restante da população deve perceber que a fuga do debate e de assuntos que envolvem política é de extrema irresponsabilidade para qualquer país. Apenas agrava uma situação que muitas vezes já é ruim.

Pense, análise, questione, compare, debata, procure a origem, conheça o passado, busque informações, só conhecendo profundamente o seu candidato é que você poderá deixar a condição de marionete manipulável para se tornar um cidadão de verdade.


Por Bia Montes – Jornalista

4 comentários:

  1. Em poucos meses começaremos em nosso cidade mais uma época eleitoral para cargo de prefeitos e vereadores. E subitamente, quando falamos de eleições, não importa o cargo a ser disputado, a primeira palavra que nos vêm à mente é "promessa". Nessa hora você lembra das promessas feitas pelo atual político no poder, para avaliar o que realmente foi cumprido, ou não. Como em quase 90% dos casos, você nem lembra direito o que foi prometido, a não ser que algo realmente poderia ter influenciado sua vida, ou de alguém que você goste. Então, você começa falar, como se fosse o maior entendido de política do mundo, Sr. dono da verdade, que todos os políticos são iguais em época de eleição, prometem o possível e impossível, para conquistarem nosso voto.
    E você? Eu? E todo o resto?
    Eu nunca prometi um saco de cimento, medico de graça,uma dentadura nova, e muito menos medico até as 10 horas da noite. E acho que você também não.
    Mas eu já prometi que ligaria e não liguei. Que não mentiria mais, e continuei mentindo a mesma mentira. Que eu pensaria mais em "nós" e não só em "mim", mas continuei sendo a mesma egoísta. Que eu mudaria minhas atitudes, e só piorei. Que não trairia, e só enganei. Que os dias seriam sempre de sol ao meu lado, só que eu esqueci de falar para trazer o guarda chuva.
    A carapuça serviu a você também? Caiu como uma luva, não? Engraçado... eu tenho a mesma sensação. Nem se fosse feita pelo criador se encaixaria tão bem.
    Calma, eu PROMETO, que essa sensação vai passar.
    O melhor a se fazer nesses momentos, é pegar a foto das pessoas, que você prometeu mundos e fundos, e observar o quanto elas são maravilhosas, com seus defeitos, assim como nós. Lembre também o quanto éramos amados e queridos por elas, tudo o que fizeram á nosso favor, toda a confiança, lealdade, carinho e tempo depositados em troca de nossas promessas não cumpridas. E o mais importante: o quanto às desapontamos e magoamos, por não cumprir o que prometemos.
    Uma vez ouvi, que o valor de um homem não é medido pela riqueza que ele possui, e sim pela palavra dele.
    Você não ta valendo nada, né colega? Eu também não!
    E agora? Sente-se melhor? O quê? Pior... Ok, eu tinha prometido que você se sentiria melhor! Me desculpe, mas você sabe, eu não sou boa em cumprir promessas.
    Nessas eleições cuidado com as promessas, podem ser as mesmas de 4anos atrás,fiquem de olho, pois aquele que promete muito, pode ser o pior candidato. Olhem para nosso bairro, quem foi verdadeiramente beneficiado? será que o voto dele vale mais que o seu? APARECIDA, um bairro de promessas e descaso publico. Eles estão voltando, com mais promessas...
    moradora do bairro APARECIDA!!!
    tambem faço parte da AMBA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada moradora ou "morador" (Luciano)do bairro Aparecida.

      Faça uma reflexão profunda e veja quem fez pelo bairro Aparecida. Você tem razão em falar de promessas não cumpridas e de que o bairro foi esquecido, mas isto não cabe para o atual Prefeito Dr. Pedro Vieira, pois foi ele quem realmente fez alguma coisa pelo bairro. Lembra o que era o bairro ante de Pedro Vieira. Na ultima administração os recursos da Rua José Alves Martins (que seria á única obra)foi desviado para não sei onde (caso está na justiça). O atual Prefeito já asfaltou 09 (nove) ruas aqui no Bairro e nos próximos dias segundo estou sabendo terá início o asfaltamento de mais 03 (três. Portanto não seja injusta com o Dr. Pedro

      Excluir
  2. Ambulância do SAMU em atendimento, cai em ‘cratera’ nas ruas do Aparecida.


    A falta de condições das ruas do bairro Aparecida, causou mais transtornos para os moradores. Neste sábado dia 21/04/2012, uma ambulância do samu, que seguia para um atendimento caiu em uma ‘cratera’.
    Moradores reclamam que a localidade está esquecida pela Prefeitura de capelinha e que sofrem constantemente com as ruas esburacadas. Ainda segundo os moradores, os buracos nas ruas do Aparecida se dão em decorrência das obras de saneamento, que não teriam sido concluídas pelo antigo prefeito. Eles afirmam que a empresa que realizava a obra nunca teria fechado os buracos abertos durante o serviço ou sinalizado a área, causando vários acidentes, principalmente no período noturno.
    “Esse é o retrato da nossa realidade diária. Estamos abandonados pela Prefeitura que alega não poder fazer nada, já que o erro foi da antiga administração, nesse caso, mais uma vez o povo paga o pato”, disse um morador do bairro.
    O samu, seguia para fazer o atendimento de uma paciente na rua José Alves Martins. Devido ao acidente, a vítima teve que esperar. O reboque foi acionado e retirou o veiculo da “cratera”.
    Ainda em relação à Rua José Alves Martins, em virtude da ação que tramita na Justiça, somente poderá realizar qualquer obra naquela rua, mesmo com recursos próprios, se tiver uma autorização deferida pelo Poder Judiciário. Até quando ficaremos esperando?
    Será que povo é obrigado a pagar pelo erro da antiga administração?

    ResponderExcluir
  3. Não é brincadeira o que acontece no Aparecida. Teve uma época que os moradores de lá se juntavam e enxiam a rua primeiro de maio e a rua nossa senhora aparecida (que dizem ser uma avenida!) de quebra-molas. Dava até polícia!!! Parece que chegou a hora do pessoal de lá voltar a fazer umas coisas desse tipo....

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com