domingo, 23 de janeiro de 2011

Educação para a cidadania

A cartilha eletrônica "Educação para a Cidadania", criada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é destinada a professores e alunos do ensino médio e aberta a todos que quiserem entender melhor o tempo presente e buscar novas formas de participação política, nos limites da democracia. A cartilha pode ser usada livremente, tanto pelo corpo docente quanto pelos estudantes, nas diversas disciplinas.


São quatro módulos de quatro aulas, agrupadas por temas afins, nas cores Vermelha, Azul, Verde e Amarela. A estrutura de cada aula obedece a um padrão comum. No quadro abaixo há uma sugestão de mapa de navegação intra-aula, porém as partes são independentes.

Você pode fazer o download de todo o curso ou de alguns módulos.

Módulo Verde
As aulas deste módulo têm como conteúdo a Constituição Federal; a compreensão do Estado brasileiro, como República Federativa, organizada na forma de estado democrático de direito; a importância e as formas de participação política do cidadão e a democracia como forma histórica de governo.
AULA 1 - VOCÊ FAZ POLÍTICAMódulo Verde
AULA 2 - MINHA PÁTRIA É MINHA LEI
AULA 3 - O PODER NAS MÃOS DE TODOS
AULA 4 - O ESTADO SOMOS NÓS


Módulo Azul
A primeira aula deste módulo trata da estruturação do poder público nos três níveis da Federação (União, Estado e Município). As outras três têm como conteúdo a organização e o funcionamento dos três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo) responsáveis pelas funções estatais de legislar, julgar conflitos e executar políticas públicas.
AULA 1 - CADA MACACO NO SEU GALHO
Módulo Azul
AULA 2 - FAÇO, MAS NÃO SOZINHO
AULA 3 - LEI É COMIGO MESMO
AULA 4 - JUSTIÇA É NOSSO LEMA

Módulo Vermelho
As aulas deste módulo tratam dos partidos políticos, das organizações não governamentais, dos direitos e deveres políticos, das eleições e campanhas eleitorais e do controle direto do Estado pelo cidadão. Você compreenderá as formas de atuação política existentes numa democracia representativa e participativa.
AULA 1 - VIM, VI E VOTEI
Módulo Vermelho
AULA 2 - ESCOLHA A SUA TURMA
AULA 3 - TOME PARTIDO
AULA 4 - ONDE ESTÁ O DINHEIRO?

Módulo Amarelo
As aulas deste módulo tratam do papel da mídia numa sociedade democrática, da lei como instrumento de efetivação dos valores da democracia e da cidadania, dos direitos humanos e de sua importância na vida social, bem como da prevalência dos direitos de todos sobre os privilégios de poucos.
AULA 1 - LEGAL É SER CIDADÃO!
Módulo Amarelo
AULA 2 - SABE COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO?
AULA 3 - QUEM CALA CONSENTE
AULA 4 - NÃO ENGULA GATO POR LEBRE

4 comentários:

  1. O maior erro do ser humano é não conhecer os seus direitos. Se o meu município vai mal, culpo a mim por não cumprir o meu verdadeiro papel de cidadã.

    Disse certa vez Freire: "Meu papel no mundo não é o de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da história, mas seu sujeito igualmente." E complementa...

    "Não posso estar no mundo de luvas nas mãos constatando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção que implica decisão, escolha e intervenção na realidade".

    São sábias palavras que deveriam ser atitudes normais na nossa prática diária.

    Sensacional a criação desse blog! Essa é uma atitude que caracteriza o verdadeiro exercício da cidadania.

    Esse tópico Educação para a cidadania... Está genial! Tomara que cada um dos internautas que passarem por aqui faça as suas aulas direitinho.

    Parabéns aos organizadores do BLOG!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta!
    Que bom que gostou!
    Sinta-se a vontade para postar o que quiser também!
    Esse blog é de todos os cidadãos capelinhenses que sonham com uma outra realidade para nossa Capelinha.
    Envie suas ideias, criticas, e elogios sempre!

    Se preferir use o email e nos adicione para outros contatos: movimentomudacapelinha@gmail.com

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Sugiro que professores de Portugues e Historia trabalhem este blog com seus alunos e contribuam para que estes tenham uma reflexão critica e participativa diante do mundo dos homens que é marcado pela politica ...Tambem sugiro que o livro do Prof Jose Carlos Machado seja examinado desde cedo para que os Capelinhenses saibam a sua historia e cultivem amor pela sua cidade.Tudo de ruim que acontece na administraçao desta cidade é falta de amor. Os politicos ,a maioria de outras cidades, retribuem com o desamor da corrupçao a boa acolhida que Capelinha lhes deu.Vamos ,Capelinhenses natos e de corçao,vamos de maos dadas e façamos daqui um bom lugar para se viver ..

    ResponderExcluir
  4. Olá!É uma ótima ideia!
    Perdemos muito em termos de avanço pelo fato da cidadania não ser ensinada com mais intensidade em nossas escolas.

    A educação é a principal responsável em formar pessoas críticas e capazes de identificar as contradições na sociedade para poder interferir na realidade assegurando os direitos já existentes no país.

    Agora basta termos consciência deles e cobrá-los das autoridades competentes!

    Uma ótima sugestão o livro do Professor José Carlos Machado!Grande Mestre...

    Um grande abraço!

    Acompanhe-nos sempre!!!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com