quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Grêmio Estudantil: uma aula de cidadania


Dentro das escolas pode existir um órgão muito importante para os estudantes: o Grêmio. Nesse espaço, os estudantes se unem em torno de causas comuns e buscam defender interesses coletivos.

O Grêmio Estudantil demonstra que é possível a construção de uma sociedade baseada no diálogo, no respeito pelas diferenças e na participação política consciente. Além disso, o Grêmio Estudantil pode ser um grande aliado na resolução de problemas que afetam a rotina de toda comunidade escolar. Nesse espaço, os participantes têm possibilidade de organizarem e promoverem oficinas, eventos culturais, festas, projetos comunitários e torneios esportivos.

O Grêmio Estudantil é uma entidade gerida exclusivamente pelos estudantes regularmente matriculados e frequentes na escola. Além de funcionar como espaço de acolhimento das questões da comunidade escolar, a partir do Grêmio o estudante tem a oportunidade de organizar suas primeiras manifestações políticas, de demarcar o seu lugar e começar a entender uma série de coisas que acontecem no meio social.

Para possibilitar que os estudantes de Capelinha tenham a experiência de participarem de um Grêmio, o Movimento Muda Capelinha (MMC) em parceria com o Instituto CriaSom resolveram incentivar a criação desses espaços nas escolas do município. O objetivo inicial é fazer com que já no início do ano que vem os Grêmios iniciem suas atividades.

Criar um Grêmio não é muito difícil, mas requer organização e trabalho coletivo. Para facilitar às escolas e estudantes interessados serão realizadas uma série de encontros, oficinas, palestras e outras atividades no esforço de explicar o funcionamento, estrutura e funções de um Grêmio.

No momento, o Movimento Muda Capelinha desenvolve uma cartilha que servirá para os estudantes se informarem sobre o funcionamento e as possibilidades de atuação de um Grêmio. O pessoal do Instituto CriaSom tem visitado as escolas para apresentar a proposta e formar o grupo inicial que irá semear a ideia em cada unidade escolar. Para seu pleno desenvolvimento, o projeto necessita do aval e apoio das direções e comunidades escolares.

Além dos proponentes, várias instituições e meios de comunicação de Capelinha serão parceiros na divulgação do projeto: Blog do Banu, Jornal Acontece, Programa Canta Minas, Rádio Aranãs, entre outras mídias impressas e virtuais.

E ai, vamos construir juntos um Grêmio na sua escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com