quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Porque o MMC publicará as respostas que Pedro Vieira enviou com atraso

Há alguns dias, o MMC tornou público um desejo já antigo dentro de sua proposta, na busca por uma atuação transparente a serviço de um processo eleitoral que, pela primeira vez, favorecesse o eleitor capelinhense.
Diante de uma eleição turbulenta, fruto de uma história política recente não menos confusa, identificamos imediatamente a necessidade urgente de trazer ao povo o maior número de informações confiáveis possível, de modo a possibilitar condições para que as pessoas pudessem exercer seu direito de cidadania melhor informadas, desembaraçadas das tantas mentiras e boatos que povoaram nossas ultimas eleições.
Nesse meio, surgiram algumas postagens extremamente relevantes e bem recebidas pela população, demonstrando "verdades" que se escondiam sob o véu dos gritos de palanques e sobre o preço pago por certos silêncios. Mas, como viemos a perceber, isso não bastava. Era importante, urgia, por assim dizer, "ouvir" a fonte última que interessava a todos nós nesse processo eleitoral, os nossos candidatos.
Nasceu assim, o embrião para as questões que viemos a propor há duas semanas, buscando saber de Pedro Vieira e Gelson Cordeiro quais eram seus reais propósitos, o que queriam fazer na prefeitura do município, como se comportariam como administradores públicos e, acima de tudo, o que tinham a dizer sobre todas os episódios vergonhosos dos quais foram personagens nos últimos dois anos.
Após algumas discussões, decidimos estabelecer um mesmo número de perguntas para os dois candidatos, interrogando sobre todos esses pontos, de modo a colocá-los, por princípio mesmo de democracia, em patamares de igualdade, dando aos dois o mesmo espaço.
Essas perguntas, elaboradas com a colaboração do povo da cidade, através da internet, demonstrava uma chama pequena mas indiscutível de esperança que "renascia da indignação" de todos os sufocados por tantos silêncios e engodos. Para nenhuma surpresa, entretanto, numa atitude de completo desrespeito, não ao MMC, mas ao povo da cidade que pretendem governar, os candidatos simplesmente resolveram, após receberem as perguntas, que não iriam respondê-las.
Só conseguimos entregar as perguntas para Gelson Cordeiro indo pessoalmente ao seu comitê eleitoral. No dia seguinte recebemos uma resposta por telefone de que sua coligação não tinha interesse em dar a entrevista. Afirmara, porém, que responderiam as perguntas desde que fosse em um debate. O certo é que um "não" definitivo não veio a ser dado pela coligação de Pedro Vieira, a qual simplesmente não deu uma resposta até o prazo final que havíamos estipulados.
Indignados, por falta de palavra mais forte que traduzisse nosso sentimento, reunimo-nos na véspera do término do prazo e decidimos esperar mais uns dois dias. Como a resposta não veio, optamos pela publicação das perguntas sem as respostas, conforme as regras que previamente havíamos divulgado tanto aos candidatos quanto ao público que nos acompanha.
Unimos, ali, nosso grito ao dos capelinhenses que, também indignados, fizeram com que nosso blog tivesse uma "explosão" de visualizações com aquelas postagens. Como citávamos em um outro texto sentíamos que naquela momento se cumpria uma profecia: "Nada é mais poderoso que uma ideia cujo tempo chegou.”
Tamanha repercussão veio a atormentar a coligação de Pedro Vieira que, por pressão do povo, repita-se bem, DO POVO, viu-se obrigada a enviar as respostas ontem (dia 26), mas o prazo final já findara... O Movimento entendera que a não manifestação dentro do tempo previamente determinado era uma recusa e já havia divulgado essa interpretação em suas mídias.
A chegada da entrevista, entretanto, provocou um processo que o Movimento ainda não experimentara nessas eleições: a necessidade de tomar uma decisão sobre o que fazer com aquelas respostas. Um grande debate envolveu os colaboradores do MMC que procuraram considerar sobre os efeitos positivos e negativos de se publicar ou não a entrevista.
Por um lado, havia o receio de que o fato se tornasse mais um elemento de retórica politiqueira, de que o Movimento pudesse ser usado pelo grupo político de Pedro Viera para autopromoção. Por outro lado, o Movimento tinha em mãos informações de interesse coletivo que deviam de alguma forma ser divulgadas. Embora tivéssemos a certeza de que as regras que foram enviadas junto com os questionamentos estavam claras desde o início, entendemos que não publicar as respostas poderia sugerir que os regulamentos que elaboramos estavam acima do próprio exercício democrático. Ou seja, as informações enviadas pela coligação de Pedro Vieira não pertenciam apenas ao Movimento, mas eram de interesse do povo.
Buscando colocar em prática um ideal que ocupa lugar central entre os princípios do MMC – a transparência – resolvemos externar publicamente nosso incômodo com a situação. A entrevista com Pedro Vieira será publicada, mas é bom que se saiba que é necessário muito mais comprometimento de nossos políticos locais para que Capelinha melhore seu patamar dentro da dinâmica democrática brasileira.
Hoje, às 18 horas, o MMC publicará a entrevista com Pedro Viera.

5 comentários:

  1. Parabéns ao MMC! Que continuem sendo a pedra no sapato de TODOS os políticos de Capelinha! Continuem assim!

    ResponderExcluir
  2. como terá sido as respostas do 45? fiquei curioso agora

    ResponderExcluir
  3. Na boa. Quando vocês forem justificar as coisas aqui no blog. Pelo amor de Deus, sejam breves. Ninguém tem tempo nem paciência de ficar lendo tanta coisa, enquanto se poderia ser mais breve. Pensem nisso. Sejam mais práticos. Com certeza muitos deixaram de acessar o blog por causa das matérias muito logas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo feedback! Essa foi uma das nossas preocupação ao publicar essa postagem. Na verdade todas as nossas últimas publicação têm sido pautadas por essa ideia, ser simples e direta. Mas para essa "justificativa" (como você a nomeou) sentimos a necessidade de explicar bem a situação. No entanto, essa postagem, apesar de longa, foi muito lida/repercutida! Continue a mandar seus comentários!

      Excluir
  4. Sr. Candidato a reeleição Pedro Vieira,o que o senhor tem a dizer sobre o concurso ocorrido em Capelinha,na qual teve que ser cancelado por fraudes internas de funcionários da prefeitura de capelinha?

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com