quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que é política?

Por Alexandre Macedo


“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. (Rui Barbosa)


A palavra “política” compreende muitos significados. Esse termo pode se referir tanto às práticas adotadas por uma pessoa ou instituição como também pode representar a arte do bem governar, de cuidar das coisas públicas. Mas, neste artigo vamos tratar de política quanto ao seu sentido eleitoral. Muitos dizem que a odeiam, que querem distância dela, que é suja, etc. Na verdade, toda essa ojeriza não é quanto à política, mas sim devido à politicagem. É quanto à politicagem que devemos sentir apatia e lutar para que ela desapareça de nosso meio.

A cada período de eleições sempre conhecemos novos politiqueiros mercenários com suas habilidades e disfarces, enganando a população com falsas promessas e demagogias.

O verdadeiro sentido da política consiste em despertar nas pessoas o papel de cidadãs, ou seja, em convidá-las a participar das decisões, conscientizá-las de seus direitos, fazer com que elas se sintam construtoras da sociedade em que vivem. Dessa forma, elas aprenderão a amar aquilo que ajudaram a construir, fazendo com que a política encontre na real democracia seu verdadeiro significado. Essa maneira de entender a política faz com que ela se torne ética, buscando o bem supremo.

Sendo ética, a atividade política incorpora uma função pedagógica de transformação dos homens em cidadãos, ou seja, em pessoas participativas capazes de transformar toda e qualquer realidade.

Alexandre Macedo
Estudante de Serviço Social
7° Período PUC/PR -Curitiba

4 comentários:

  1. Fico pensando o que sera que tem na cabeça destes vendedores de votos.Ele vende o voto,quem comprou seu voto vai roubar dinheiro dos impostos para repor o dinheiro usado na compra daquele voto.Por sua vez, o que vendeu o voto terá que se virar com o atraso da cidade e suas politicas publicas meia boca,se as houver ...Então, o vendedor de voto é ladrão de si mesmo e de outros contribuintes .Já o candidato que compra voto é ladrão descarado e que rouba a todos ,menos de si mesmo.Será?Talvez ele roube a si tambem porque ele proprio ajuda a contruir o chiqueiro em que ele se chafurda .Ou ele vai poder chamar isso de sociedade?O que o comprador de voto quer para os seus filhos?

    ResponderExcluir
  2. nunca vai muda toda vida foi assim . ai nao ten leis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. As leis que regem o Brasil são as mesmas que devem reger Capelinha.Se há compra e venda de voto o quese deve fazer é acionar o Ministerio Publico com provas e ter provas da bandalheira não é dificil porque a pouca vergonha ocorre no nariz de todos.Destes todos,alguns estão prontos para fiscalizar os politica suja.Tudo mudou com a net e os bestiais precisam saber disso.Quem viver,verá!

    ResponderExcluir
  4. vamos quebra tudo,igual no egito
    vamos marca o dia ,vamos toma os patrimonios adquiridos com nosso dinheiro.
    nos vamos fica milionarios,imagine o valor desses patrimonios envestido em asfalto,casas populares,capelinha seria otimo lugar

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com