sexta-feira, 20 de julho de 2012

Venda de meia-entrada causa transtornos na 26ª Festa do Capelinhense Ausente



A Festa do Capelinhense Ausente é um evento que, tradicionalmente, reúne os capelinhenses ausentes e presentes para confraternizarem a amizade após um longo período sem se encontrarem. É nesta época que várias pessoas que moram em outras cidades e estados têm a oportunidade de usufruírem de dias de alegria e descanso junto às famílias e amigos. E é dever de todos que se comprometeram com a realização desse grande evento, que este aconteça de forma tranquila e sem transtornos.

Mas não é o que têm acontecido, pelo menos, para alguns estudantes que tentaram obter o direito de comprar os ingressos à meia entrada (assim como é instituído por lei). Muitos estudantes, no primeiro dia da festa, passaram por vários transtornos ao serem abordados pelos seguranças da empresa Ibiza Eventos. No momento da entrada, alunos que conseguiram comprar os ingressos antecipadamente com o "comprovante de matrícula", não conseguiram entrar. Na entrada, os funcionários da empresa Ibiza estava solicitando a "declaração de matrícula" e não aceitaram o comprovante de matrícula e nem a carteirinha. Com isso, vários estudantes tiveram que comprar a entrada à preço de inteira e também levaram prejuízo pelo fato de terem comprado a meia entrada que não foi aceita pela organização, totalizando o valor pago pela entrada de R$ 45,00.

Como se não bastasse, na fila para aquisição pela meia-entrada, vários estudantes, após esperarem por mais de uma hora na fila, receberam a notícia por parte da Ibiza de que as meias-entradas haviam se "esgotado".

Perante a estes fatos, graves irregularidades foram acometidas aos estudantes, são elas:

1) A lei não prevê venda estipulada de ingressos meia-entrada. Portanto a empresa Ibiza agiu erroneamente ao restringir a venda de meia-entrada na portaria após certo tempo de venda, impedindo que vários estudantes usufruam de seu direito de pagar a metade do preço pela entrada.

2) Não houve transparência na divulgação dos locais de vendas de meias-entradas, horário de vendas e documentos necessários para a compra, como também a informação da necessidade de se apresentar outros documentos além de carteirinha de estudante, na portaria do evento. Muitos estudantes pensaram ser necessário apresentar a documentação somente no ato da compra, se obrigando a retornar às suas residências para buscarem os documentos. Tal fato é bastante inusitado, sendo que as carteirinhas são confeccionadas com o objetivo de abolir a necessidade de apresentação de "papeladas" no momento da compra e entrada.

3) A lei não prevê a exigência de vários documentos para comprovar a meia entrada. A Medida Provisória nº 2208, de 17 de Agosto de 2011 prevê apenas "documento de identificação estudantil pelas correspondentes instituições de ensino". A lei prevê a apresentação de comprovante de matrícula ou "declaração de matrícula" apenas para usufruto de descontos de transporte público:



Parágrafo único: O disposto no caput deste artigo aplica-se nas hipóteses em que sejam oferecidos descontos a estudantes pelos transportes coletivos públicos locais, acompanhada do comprovante de matrícula ou de freqüência escolar fornecida pelo seu estabelecimento de ensino.


No evento, houve várias pessoas que comprovaram a condição de estudantes com carteirinha em material plástico, contendo foto impressa, chip e data de validade da carteirinha (modelo da Puc Minas) e mesmo assim passaram por transtornos devido à burocracia não legal da empresa organizadora da Festa do Capelinhense.

Para evitar com que situações desagradáveis aconteçam novamente, recomendamos o seguinte:

1- Que a empresa organizadora haja de forma transparente, fixando as informações sobre a obtenção de meia-entrada em vários veículos de informações como jornal, cartazes, internet, rádios, etc., contendo:


a) Data, horário e locais de venda das meia-entradas.
b) Documentos necessários para obtenção de meia-entrada com base na Medida Provisória nº 2208/2001


2- Fornecimento de quantidade necessária de meias-entradas para todos os estudantes e não mais restringir-se a quantidade.

O MMC notificou os fatos ao Ministério Público de Capelinha que já realizou contatos com a empresa Ibiza determinado a venda das meia-entradas enquanto forem vendidas as inteiras, ou seja, será fornecido para todo(a)s que necessitarem sem  ter que ouvir que os ingressos simplesmente "acabaram". E também que não se exija (no momento da entrada no evento) documentos diferentes aos apresentados no ato da compra antecipada ou na bilheteria. A promotoria solicitou a fiscalização pelos cidadãos quanto ao cumprimento destas normas pela empresa organizadora e estará disponível  a todos que sentirem seus direitos infringidos. Aquele que passar por situação vexatória ou qualquer tipo de transtorno deve se dirigir ao posto policial instalado no Parque de Exposições e realizar um Boletim de Ocorrência para solicitar seus direitos junto ao Ministério Público e outros órgãos. Este tipo de coisa, infelizmente, é só em Capelinha que acontece. Que não mais permitamos tais coisas.

Boa festa a tod(a)s!

Para conferir manifestações de estudantes que tiveram problema com as meias entradas, veja links seguintes:



7 comentários:

  1. Não sei o que é mais triste, se a ação dessa empresa ou o fato de apenas duas pessoas terem apresentado queixa judicial. Gente! Acorda! Ou nós brigamos por nossos direitos ou vão fingir que nós simplesmente não os temos!

    ResponderExcluir
  2. Se fizermos um release histórico da Festa do Capelinhense Ausente, lembraremos das grandes festas que o Tim Soyer produzia. Gente, essa Ibiza é muito fraca! A gente percebe isso no amadorismo da equipe de segurança, no péssimo som do palco (alto e de má qualidade), na contratação de cantorzinhos "batidos" tais como "Parangolé" e outros, essa questão da burocracia da meia-entrada, nem se fala! Amadorismo puro! Falta de respeito com as centenas de estudantes que retornam à Capelinha. E o pior é que a Prefeitura não impõe regras à essa Empresa, que fica "a lá vonté" para fazer o que quiser com o evento.

    Volta Tim Soyer!!!

    Desde que você deixou a organização da Festa, nunca mais ouvi alguém elogiar esse evento. Mas eu entendo... Infelizmente, devido à politicagem, eles não deixam você voltar...

    Acorda Prefeitura! Pelo bem dos capelinhenses, traga o Tim de novo. Ou pelo menos, deixe que o Tim faça um ano e no outro, a Ibiza, depois a gente compara...

    É a minha sugestão.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Tim Soyer é um ótimo produtor de eventos. Porém, na minha visão a Ibiza Eventos possui uma característica peculiar, que é entender o que o povo gosta. No ano em que o Tim veio fazer o Capelinhense Ausente aqui em Capelinha, ninguém gostou.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a ibiza trouxe bons shows. Mas, essa empresa faz coisas que só amadores fazem. Exemplos:

    - a palhaçada nas vendas de meia entrada.

    - a empresa divulgou que os pacotes teriam acabado cedo pela enorme procura do publico. Mas, o show do
    Michel Teló teve um publico pouco expressivo em termos de quantidade. E esperava-se mais pessoas no show do aviões tambem.

    - o palco e a sonorização são pessimos.

    Enfim, acho que o ano que o Tim Soyer promoveu o evento, ele ganhou disparado dessa ibiza. E tambem tem o João Wellington que é excelente. Quem foi em itamarandiba sabe que o negocio lá foi bem mais organizado.

    FORA ibiza eventos!

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que é pior: portar carteirinha de estudante com foto e atestado de matrícula e mesmo assim não conseguir comprar meia-entrada ou ver um absurdo desses ser acobertado pelos policiais militares presentes que se recusaram a fazer um boletim de ocorrência. Ridículo!

    ResponderExcluir
  6. Acabou os bons tempos de festas de verdade e diversão,porque o estão visando so o lucro e o povo que se ....
    Esses "PULIÇA" são assim mesmo acoberta os que tem um poder aquisitivo melhor e ferram os menos favorecidos..Muda Capelinha ou se afunda com os erros de seus representantes.

    ResponderExcluir
  7. Esta festa já esta batida,sempre a mesma coisa desorganização total e falta de compromisso,e cantores com suas músicas sem qualidade.Muda Capela.

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade".
    Albert Einstein .

    Ak- Vida Loka

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com