segunda-feira, 30 de julho de 2012

Adeus folias e algazarras na campanha eleitoral em Capelinha

Justiça Eleitoral determina fim de som automotivo, carreatas, fogos de artifício e outros na campanha eleitoral na cidade


Foto: Hélio Silva

Se não houve novidades quanto aos candidatos que disputarão as eleições em Capelinha, pelo menos algumas mudanças em relação à campanha eleitoral aconteceram. E não foram poucas.

Em reunião que aconteceu no dia 20 de Julho no Fórum da Comarca de Capelinha (com presença dos representantes de várias coligações das três cidades: Água Boa, Angelândia e Capelinha), o juiz Maycon Jésus Barcelos (recém-instalado na Comarca) juntamente com o Promotor Carlos Samuel Cunha anunciaram grandes mudanças em relação à campanha política nas três cidades. 

A reunião se deu de maneira bastante democrática, sendo que os próprios representantes das coligações foram sugerindo as ideias e, em seguida, também votavam e decidiam os critérios. O impressionante foi que, em nenhum momento, houve algum critério imposto pelo juiz ou promotor, todas as condutas foram decididas pela maioria (pasmem!).  Após a reunião geral, houve uma reunião particular em salas diferentes com representantes de cada cidade para observação das particularidades que cada município apresenta.
Mas tais resultados não se deram simplesmente devido à "bondade" dos representantes  das coligações, mas sim porque, nós cidadãos já não mais suportamos o modo como acontecem as campanhas. A cada eleição, sempre uma nova "algazarra". Som alto que atrapalha as escolas, o comércio, as igrejas, etc., sem esquecer de todo o lixo espalhado na cidade durante os três meses de campanha... E debate de ideias e projetos que é bom e preciso, quase não se vê. Com toda esta "folia" o que dá a entender é que ganha aquele que fizer mais barulho e distribuir quantidades maiores de papel. Pois é, esta "farra" acabou"! Pelo menos é o que ficou tratado na reunião. Eis algumas normas que deverão serem seguidas pelas coligações:
  • Os comícios deverão ser realizados em datas diferentes, ou seja, duas coligações não poderão realizar o comício no mesmo dia;
  • Distância mínima de 500 metros entre os comitês adversários;
  • Em Capelinha, o uso de som está extremamente proibido. Nas demais cidades, os representantes optaram por manterem o som;
  • É extremamente proibido o uso de fogos de artifícios;
  • É proibida a venda de bebidas alcoólicas nos comícios;
  • É proibida a visita às casas dos eleitores antes das 08h00 e a partir das 22h00. Sendo que estas visitas devem acontecer em dias alternados entre as duas coligações, ou seja, a coligação "CAPELINHA, O FUTURO QUE QUEREMOS" poderá realizar visitas na primeira semana de agosto, nas segundas, quartas e sextas. A coligação "UNIÃO PARA O POVO" poderá realizar as visitas nas terças, quintas e sábados, não podendo acontecer que as duas coligações façam visitas no mesmo dia.
  • Em Capelinha, ficam proibidas as carreatas, passeatas e cavalgadas.
Tais decisões são dignas de comemoração, pois pelo que se vê, é um forte sinal que a cultura política de nossa região está sofrendo ótimas mudanças. Segundo o juiz Maycon Jésus Barcelos "eleições hoje não se ganham como antigamente" e deixou claro que os tempos de coronelismo, no que depender da Justiça, estão com os dias contados. Reforçou ainda que os candidatos atuais devem ser mais "criativos", pois os eleitores de hoje são mais informados devido à variedade de meios de informações que existem, principalmente com o advento da internet e redes sociais. Portanto, o perfil do eleitorado atualmente é outro e isto obriga com que os candidatos sejam mais inteligentes caso queiram ser eleitos.

Ao final, o Major da Polícia Militar, Anderson de Deus Aguilar, complementou a fala do juiz Maycon Jésus e dispôs à toda sociedade civil os serviços da Polícia Militar para garantir o cumprimento dos critérios firmados na reunião.

Enfim, é preciso que nós cidadãos ajudemos o poder público a fiscalizar todos os candidatos para que o pleito ocorra de maneira tranquila e legal. Segundo o juiz Maycon, as denúncias com provas que chegarem até o fórum "serão notificadas na primeira ordem do dia", por isso, é preciso que nós cidadãos   exerçamos nosso papel de fiscalização para que assim, não permitamos que candidatos fraudulentos venham a nos representar nos Poderes Executivo e Legislativo. 

Em breve o MMC postará materiais informativos que auxiliarão no combate à compra de votos e outras irregularidades. E que não esqueçamos, uma campanha eleitoral decente depende de nossos esforços coletivos no sentido de fiscalizar, denunciar e não votar naqueles que, já nas eleições, comete infrações e tentam vencer as eleições a todo custo.

Para baixar o documento final da reunião do dia 20 de julho, CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. Agora sim começo a vislumbrar algo diferente nessa cidade.O bom é que acaba com esse paradigma de pensar que quem investe mais em marketing vencerá as eleições. Todos concorrerão igualmente e vencerá aqueles que apresentarem as melhores ideias.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por presenciar mudanças tão significativas em nosso município. Concordo que os eleitores devem se conter em conhecer as propostas do candidato e especialmente, o seu histórico... o que faz da vida... já não aguentamos mais candidatos acharem que a política é "cabide de emprego". Queremos MUDANÇA.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com