segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SINSERCA busca prorrogação da licença maternidade para seis meses em Capelinha

Vicentão luta à frente do SINSERCA para conseguir licença-maternidade
de seis meses para todas as servidoras municipais de Capelinha

Diante da falta de respostas da Administração Municipal quanto à solicitação para alterar a licença de quatro para seis meses, grávidas são orientadas a procurar o Sindicato dos Servidores de Capelinha.

Nos primeiros dias após o nascimento da criança, a mãe deve procurar o Sindicato munida de cópias de RG, CPF e da licença de quatro meses, concedida após o sexto mês de gestação.

“No SINSERCA será feito um requerimento administrativo ao executivo. A interessada deverá aguardar a resposta por oito ou dez dias no máximo e, caso ela não chegue, a servidora pode nos procurar para ajuizarmos um mandado de segurança contra o município”, avisa Vicente Cordeiro, presidente da entidade.

A advogada do Sindicato, dra. Ana Carolina, alerta que nesse caso há decisões favoráveis e contrarias na Justiça, portanto, é preciso se preparar para qualquer resultado.  

“Mas a decisão dada em favor de uma servidora municipal de Divinópolis, na qual estamos nos baseando, e outras tantas pelo Brasil afora, representam para nós uma grande esperança, embora não haja uma jurisprudência consolidada em todos os âmbitos da justiça Brasileira”, explana a assessora jurídica.

Dos dias 9 e 16 de novembro a dra. Ana Carolina não fará atendimento aos filiados na sede do Sindicato, em virtude de compromissos anteriormente assumidos.

Drummond ganha dia de homenagens


Rio de Janeiro - O mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) fez poesia e prosa. Escreveu sonetos e aforismos. Arriscou-se nos poemas-piadas e se glorificou nas crônicas jornalísticas. Rabiscou aquilo que via – e aquilo que imaginava também. Semeou o modernismo na Semana de Arte de 1922 e, anos mais tarde, lutou pelo surgimento do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Sabia o valor da memória e sentia necessidade de preservá-la.
Drummond povoou seus textos com assuntos que vão do político e notório ao mais íntimo e pessoal. Falou de guerras e amores, de pequenas cidades e grandes metrópoles, de amigos perdidos e inimigos conquistados. Tímido, fez confissões eróticas e cuspiu fogo. Sempre com palavras, sem nunca perder a elegância.

Marco na transparência

A aprovação da Lei de Acesso à Informação pelo Senado é um marco para a consagração da transparência na administração pública brasileira. Isso não só porque rejeitou a tentativa de instituir o sigilo eterno nos documentos oficiais, proposto pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), mas porque consagra o direito fundamental inscrito no artigo 5.º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, que dispõe que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo. E não é porque demorou mais de 20 anos desde a promulgação da Constituição Cidadã para se regulamentar o direito de acesso à informação que não se tem motivos para comemorar.

Jovem de Angelândia, no Alto Jequitinhonha, morre com suspeita de meningite


Secretaria de Saúde da cidade distribuiu antibióticos para a família.


Um jovem de 21 anos morreu com suspeita de meningite em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no dia 22.10. O paciente – morador de Angelândia, município vizinho – havia dado entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) na sexta-feira (21.10) e morreu no Hospital Municipal São Vicente de Paula, em Capelinha, para onde foi transferido. Nesta sexta-feira, 29.10, um irmão do rapaz, que também foi contaminado pela doença, recebeu alta do mesmo hospital. Os dois ficaram em quartos isolados. Os casos seriam os primeiros suspeitos de meningite registrados em Angelândia neste ano.

Amostras do líquido da coluna dos dois pacientes foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) na última segunda-feira. O laudo deve ser emitido em 15 dias. Parentes dos rapazes estariam na casa de parentes em Capelinha e não foram encontrados  pela reportagem.

A secretária de Saúde de Angelândia, Rosângela Aparecida Azevedo, informou que os familiares e todas as pessoas que tiveram contato com a vítima estão tomando antibióticos. “Estamos buscando todos os contatos na escola, no trabalho e na casa dele, para fazer a medida profilática. Muitos já foram medicados”, disse. Segundo ela, a Superintendência Regional de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já foram notificadas.

Por ser feriado do Dia do Servidor, ninguém da direção do Hospital São Vicente de Paula foi encontrado para falar sobre o assunto.


Segundo a Coordenadora de Atenção Primária à Saúde de Angelândia, Patrícia Almeida, só com o resultado dos exames será possível confirmar o diagnóstico dos irmãos. “Como a doença evoluiu muito rápido levando ao óbito, acreditamos que seja a meningite do tipo C”.

A população de Angelândia, que tem cerca de 8.003 habitantes (IBGE, 2010), ficou apavorada com a notícia da morte do jovem, que era entregador de jornal na cidade. Nas escolas, estudantes e funcionários estão recebendo palestras com informações sobre a doença. A iniciativa tem o objetivo de tranquilizar a população. Um médico do município, Arthur Martins, foi à rádio da cidade para dar orientações aos moradores.

A SES não soube informar se os casos de Angelândia foram incluídos no balanço do Estado sobre a doença. Segundo a assessoria do órgão, casos isolados de meningite são normais. Neste ano, 123 pessoas morreram em Minas com diagnóstico de meningite e 844 casos foram confirmados.

Para o infectologista Unaí Tupinambás, a população só deve se preocupar quando ocorrerem novos casos e se for confirmado o tipo C da meningite. “Apesar de a doença ser menos frequente em jovens, é comum aparecerem pacientes isolados. É uma doença que mata todos os dias”.

Fonte: Jornal O Tempo

domingo, 30 de outubro de 2011

Ata do segundo encontro para participação no movimento UFVJM em Capelinha

Aos vinte e um dias do mês de outubro de dois mil e onze, no auditório do sindicato dos trabalhadores rurais de Capelinha e Angelândia, aconteceu o segundo encontro para organização do movimento, com a presença dos representantes do prefeito de Capelinha, a primeira dama Conceição Vieira o assessor de comunicação da Prefeitura municipal senhor Welinton, o presidente da câmara senhor Laerte Ferreira dos Santos, os vereadores Wilson Coelho, Cleuber Luis, Zezinho da vitalina, a secretária da rede municipal de educação Maria Neiva Mourão de Pinho Generoso, os professores José Carlos Machado (secretário da Prefeitura), Sônia Sampaio, Vicentina de Fátima (Tininha), Preta Vieira, Janer Moreira, Valnete Camargos e outros professores da rede municipal de educação; Maria Eunice (também presidente do PT - Capelinha), Terezino de Azevedo, Vicente Cordeiro de Souza, Carlos Henrique (STRCA), Antonio Xavier Macedo (AMBA); representantes do comercio, de bancos, jornais e rádio e muitas outras pessoas que possuem representatividade em nossa comunidade.

sábado, 29 de outubro de 2011

Conselhos de Assistência Social têm novo prazo para validar adesão de municípios à expansão de serviços





28/10/2011 17:53

O MDS prorrogou para 18 de novembro data para que Conselhos Municipais de Assistência Social aprovem a adesão feita pelos municípios selecionados para expansão do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e das equipes volantesBrasília, 28 – Os Conselhos Municipais de Assistência Social têm até 18 de novembro para aprovar a adesão feita pelos municípios selecionados para a expansão do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de serviços e ações executados por equipes volantes. Foram selecionados 1.352 municípios brasileiros, segundo os critérios acertados na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Polícia Civil receberá equipamento especial para auxiliar nas investigações

Na próxima segunda-feira, 31, por meio da Superintendência de Polícia Técnico Cientifica (SPTC) da Polícia Civil de Minas Gerais serão entregues 95 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias para delegacias de todas as regiões do Estado. A entrega será feita na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, a partir das 15 horas.

Equipamentos vão agilizar o trabalho dos peritos criminais
Da região do Grande Norte – Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, doze municípios serão contemplados com o recebimento de 15 maletas. As delegacias contempladas pelos novos equipamentos estão sediadas em Montes Claros, Taiobeiras, Januária, Janaúba, Curvelo, Capelinha, Diamantina, Pirapora, Teófilo Otoni, Pedra Azul, Almenara e Nanuque. A Polícia Civil de Montes Claros receberá três maletas e a de Teófilo Otoni, dois equipamentos. Aos demais 13 municípios serão repassados um equipamento para cada delegacia.

Berilo: Juiz supende draga de exploração de ouro no rio

A força da sociedade civil


Estudantes de Araçuai saíram às ruas pedindo o fim da dragagem.
O Juiz de Direito da Comarca de Minas Novas, Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, deferiu a tutela antecipada, na terça-feira, 26.10, determinando, que a empresa Araçuaí Exploração e Mineração Ltda cessasse imediatamente a exploração de ouro no Rio Araçuaí, sob pena de multa diária no valor de R$10 mil, sem prejuízo da remoção forçada da balsa que lá se encontra". A empresa poderá recorrer da decisão.

O Juiz entendeu que há risco de dano irreparável ou de difícil reparação, caso a exploração continue.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Impactos do Programa Bolsa Família começam a ser discutidos


Os governos estaduais ainda não participam como deveriam da gestão do Bolsa Família, e o próprio programa também precisa se integrar melhor a outras políticas, como ações culturais nas comunidades beneficiadas.


A análise sobre as dificuldades enfrentadas pelo Bolsa Família atualmente esteve entre as principais atividades do primeiro dia de painéis e mesas redondas do 35º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), nesta terça-feira. O encontro da Anpocs deste ano foi aberto na noite da última segunda-feira e vai até esta sexta, em Caxambu (MG).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conselho Municipal Anti-Drogas de Capelinha realiza palestra para alunos.


O COMAD de Capelinha vem intensificando suas ações de prevenção, conscientização e combate ao uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas, em nosso município. 

Com esse objetivo realizou no dia 24/10/11, às 08 horas da manhã, no Salão Paroquial, uma importante palestra que contou com a participação de 198 alunos das escolas públicas e particulares de Capelinha, onde o Senhor Hamilton Henrique Siqueira, representante do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas de Capelinha e do Lions International, abordou o tema “A Família, os adolescentes e as drogas – Mito e Realidade”, de forma descontraída. Os jovens tiveram oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e acesso a informações relevantes sobre a prevenção de drogas, bem como seus impactos negativos na família e sociedade. 

COMAD DE CAPELINHA REALIZA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS



As Ações Intersetoriais e a Gestão da Rede foi o tema debatido durante a II Conferência Municipal do COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas) de Capelinha que contou com a presença de representantes da Polícia Militar das cidades circunvizinhas, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Secretários Municipais, Conselho Tutelar, CREAS, PAIR, CMDCA, CRAS. Esf’s, Rotary Club, Banco do Brasil, PETI, Pastoral da Criança, Clubes de Mães, Lar Mamãe Dolores, APAE, Hospital Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Graça, Igreja Assembléia de Deus Shekinar, Igreja Renascer, Escolas municipais, particulares e estaduais, Pro Jovem Adolescente, Casa Lar Masculina, Clínica Odontológica, NASF, Casa da Cultura, Grupo de Teatro Animart, Grupo Pro Riso, Fórum, Sou Mais Minas, Jornal A Cidade, Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas de Minas Gerais, além da sociedade civil. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Abaixo-assinado pela UFVJM em Capelinha

Em vários pontos da cidade está disponível o abaixo-assinado pela implantação de campus da UFVJM em Capelinha. Para quem não estiver na cidade, mas deseja colaborar com a iniciativa, tem a alternativa de acessar o link abaixo para assinar a petição virtual:

Hoje é dia de reunião da Câmara Municipal!

Hoje, 24/10, acontece mais uma reunião na Câmara Municipal de Capelinha.


É muito importante a participação da comunidade!


Horário: 19 horas

sábado, 22 de outubro de 2011

Os 5 problemas que mais afetam a população de Capelinha


População pede explicações sobre problemas em ruas, na Florae e no cemitério


Fonte: Jornal A Cidade

Nas últimas semanas, a redação do Jornal A Cidade recebeu sugestões de matérias e reclamações da população sobre problemas estruturais em ruas dos bairros Aparecida e Piedade. E também sobre a situação da Florae e do cemitério municipal.

A dona de casa, Rosilda Alves, moradora da rua Deca Abrantes, no bairro Piedade, reclama da situação da via. “Tem quatro anos que eu moro nesta rua e até hoje todo ano é assim: político promete, vem aqui e fala que vai resolver, mas todo ano é essa lama por causa da chuva. Só quem mora aqui é que sabe o tanto que é ruim para as mães de família que tem criança. Eu tenho cinco filhos (com idade entre dois e sete anos) e nesta lama não dá para levar na escola sem dificuldade. É uma lama que não acaba mais”.

Capelinha se agita e movimenta-se para ter campus da UFVJM

Uma cidade que está envolvida de corpo e alma na luta pela implantação de um campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas. Uma Comissão formada, na semana passada, se reuniu pela segunda vez, nesta sexta-feira, 21.10, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para traçar ações a serem desencadeadas.



Comissão Pró-Campus define ações de mobilização e apoio na cidade e microrregião. No início da reunião, o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Weliton Vitor, expressou o apoio do Prefeito Municipal, Pedro Vieira, ao Movimento Pró-Campus e se colocou à disposição da comissão, para qualquer necessidade. Segundo ele, desde o inicio do movimento, a Prefeitura tem corrido atrás desse pleito, que, para ele, vai além de qualquer sigla partidária ou facção política.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Esclarecimentos, ideologia e propostas do Movimento Muda Capelinha

Mediante alguns comentários anônimos pertinentes ao conteúdo do blog que estão surgiram recentemente, achamos por bem, no sentido de evitar interpretações equivocadas, prestar alguns esclarecimentos sobre os princípios do Movimento Muda Capelinha.

(O texto é extenso, mas pode ser lido de acordo com o tópico que mais interessar)

Como tudo começou:
Vale relembrar que o MMC começou devido aos fatos que "marcaram" o cenário político de Capelinha no início de 2011, quando o poder Executivo local protagonizou um "vergonhoso pacto" com relação ao cargo de chefe do Executivo. Este “pacto” gerou um grande imbróglio, perpetuando uma disputa interna condenável em todos os sentidos legais e democráticos. Esta disputa deixou o cidadão às margens das decisões tratando-o com prepotência e desprezo em relação ao valor cívico do voto. Diante disso, vários cidadãos começaram a desabafar suas indignações na Rede Social "Orkut", em uma Comunidade intitulada "Muda Capelinha! Tá Ridículo!". Tamanha era a insatisfação, que diante dos acontecimentos que ocasionaram a "dança das cadeiras”, apenas em três dias, a comunidade já contava com mais de 300 pessoas.

O impressionante foi o fato de várias pessoas registrarem publicamente suas insatisfações com relação a politicagem que inundou nossa cidade. Mas diante das denúncias e comprovações de corrupção aos quais sofria Capelinha envolvendo outras gestões, tal fato se expressou somente como a "gota d'água". Tais indignações ganharam tamanha proporção que, entre aqueles que se expressavam no orkut, surgiu a necessidade de se criar um espaço para que as discussões alcançassem uma maior abrangência na internet. Assim foi criado o blog  e aquele movimento ganhou o nome da comunidade onde tudo começou, MOVIMENTO MUDA CAPELINHA.

Sinserca reclama falta de respeito do Executivo


O texto abaixo foi veiculado no blog do Sinserca há alguns dias atrás. Sindicalistas reclamaram a falta de respeito do Executivo com os servidores municipais:


É triste, mas é verdade, demonstrando ainda mais a sua falta de respeito para com os servidores já cansados pelo calote que levaram em 2003 e 2008, o município agora não está cumprindo as determinações judiciais atrasando sistematicamente o pagamento das dívidas de 2003 e 2008 aos servidores que se vêem diante de outra injustiça quando deveriam estar recebendo aquilo que lhes foi retirado de maneira covarde pelos administradores inescrupulosos e desumanos. Segundo Dra. Ana Carolina, nossa advogada, existe até o momento mais de 20 pessoas com processos já com ordem judicial para pagamento desde Julho de 2011, entre elas há pessoas com mais de 70 anos de idade na fila do desrespeito, chega de tanto absurdo, segundo eles mesmos afirmam, as obras não param na cidade isto é prova de que não faltam verbas e sim compromisso conosco. O sindicato teve e pediu paciência aos servidores, mas como vínhamos notando que crescia a cada dia o descaso e o desleixo da atual administração relativo à este problema, a Advogada e o Presidente do Sinserca garantem à todos os interessados que de agora em diante os processos com ordem de pagamento não cumprido no prazo estabelecido será solicitado à justiça o bloqueio das verbas do Fundo de Participação do Município.


Confira aqui direto do blog do Blog do Sinserca.


A Prefeitura, diante de tal, respondeu ao sindicato. Clique em "Continuar Lendo":

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nota de esclarecimento da Prefeitura sobre a APAE

A assessoria da Prefeitura Municipal de Capelinha, diante dos comentários que surgiram aqui neste espaço vem esclarecer sobre o caso da APAE por meio deste esclarecimento:

A respeito de alguns comentários que envolvem o corte de pagamento das contas de luz e água do prédio onde funciona a APAE/Capelinha, a Prefeitura Municipal faz os seguintes esclarecimentos.

A Prefeitura suspendeu o pagamento das contas de luz e água daquela entidade por exigência da legislação vigente. O serviço de auditoria e contabilidade da Prefeitura orientou a Administração Municipal a suspender tais pagamentos, porque a subvenção concedida à APAE tem exatamente a finalidade de cobrir despesas de manutenção interna da entidade, conforme consta do Art. 2º da Lei 1.640/2011 de 18/02/2011.

II Conferência Anti Drogas acontecerá em Capelinha


Acontecerá em Capelinha no dia 24/10 a Conferência Municipal do COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas).

A Conferência é um importante instrumento democrático onde a população pode propor e deliberar diretrizes para cada política (Assistência Social, Saúde, Educação , etc.).

Desta vez o problema a ser discutido é a questão das drogas no município de Capelinha. É muito importante  a presença de todos para que se possa discutir soluções para este problema que, a cada dia, se torna mais preocupante.

A Conferência será realizada no Galpão Cultural Odeth Sampaio e se iniciará às 13h00.

Blog do Banu alcança 700 mil páginas visualizadas


Os acessos e visualizações de páginas do Blog doBanu vem batendo recordes. Nesta noite de terça-feira, 18.10.2011, o Blog alcançou 700 mil visualizações de páginas. É muita espiadinha, com parada para leitura e reflexão.

O Blog tem mais de 3 mil post e 187 seguidores.

É a página eletrônica blogueira mais acessada do Vale do Jequitinhonha. Virou referência de informação e formação de opinião numa região que existe um vácuo na comunicação. O Blog possui link na maioria dos blogs e sites da mesorregião do Vale. 

Conferência de Mulheres aprova Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM

Conferência de Mulheres aprova Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM


O grupo de Educação da Conferência Estadual de Mulheres aprovou uma Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em encaminhar a instalação de campi fora de cidades do Vale.
O texto aprovado é o seguinte:

"O grupo de mulheres mobilizadas pela educação superior do Vale do Jequitinhonha solicita apoio desta plenária para o seu pleito,conforme descrito abaixo:

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deverá permanecer com o seu nome de origem : Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM .

O Vale do Jequitinhonha com quase um milhão de habitantes, em 71 mil km quadrados, deverá ter prioridade na instalação dos polos univesitários recentemente aprovados , na seguinte ordem de prioridade:
Primeiro: Polo do Médio Jequitinhonha nas cidades de Aracuai ou Itaobim,no Vale do Jequitinhonha/MG;

Segundo: Polo do Alto Jequitinhonha ,na cidade de Capelinha,no Vale do Jequitinhonha/MG.

Terceiro: Polo de Janaúba, no norte de Minas;

Quarto: Polo do Baixo Jequitinhonha, na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha/MG;

Quinto: Polo de Unaí, no noroeste de Minas.

sábado, 15 de outubro de 2011

Primeira reunião - UFVJM em Capelinha

Por João Sampaio, via Facebook

Farei um breve relato de como foi a primeira reunião visando a instalação de um pólo da UFVJM em Capelinha, ocorrida ontem na sede do STR da cidade. Primeiro, dizer do quanto as presenças do Álbano Silveira Machado e do Higino Pedro somaram para que o movimento ganhasse em qualidade, informação e organização. Obrigado a ambos, pois foi grande o esforço de deslocamento, mas eles sabem o quanto era importante que estivessem ali.

A reunião resultou em consensos importantes. Primeiro que de fato Capelinha é a cidade hoje melhor localizada, estruturada, preparada e organizada para receber um pólo da UFVJM. Entretanto, é preciso buscar o apoio de cidades da região para que o movimento ganhe mais legitimidade, sustentação e volume. Assim é que Turmalina, Minas Novas, Itamarandiba, Carbonita, Água Boa, Santa Maria, Veredinha, Setubinha, Angelândia e tantas outras já estão chamadas a aderir ao movimento que quer um pólo sediado em Capelinha, mas que sirva a todos da região.

Festa do Dia das Crianças da AMBA

No dia 12 de outubro a AMBA – Associação dos Moradores do Bairro Aparecida – realizou a primeira edição da “Festa do Dia das Crianças”. Distribuíram-se centenas de balas, salgadinhos, pipocas, além de algodão doce e arroz à grega. 15 palhaços fizeram a alegria de quem compareceu no evento. Tudo de graça para um público de cerca de 700 pessoas. Iniciativas como essa demonstram que a sociedade civil organizada é capaz de realizar importantes ações em benefícios das comunidades locais.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reunião - UFVJM / 14 de outubro

Nesta sexta-feira, 14 de outubro, será realizada a primeira reunião para tratar de assuntos relacionados com a reivindicação do campus da UFVJM para Capelinha.
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rua José Pimenta
Horário: 19 horas

Mais informações e contatos aqui.

Festa no coliseu

Para quem pensava que o coliseu capelinhense não servia para exatamente nada! Se enganou... O pessoal do E. A. (Evangelho em Ação) organizou uma super festa beneficente para as crianças nesse dia 12/10!

A festa contou com palhaços, comidas típicas e vários brinquedos para a criançada que lá compareceu.

Parabéns toda a equipe organizadora do evento pela festa e mostrar que o nosso "coliseu" (obra inacabada devido ao desvio do dinheiro público) ainda pode ser utilizado em prol do povo, amenizando o prejuízo para a cidade.



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Prefeitura irá aumentar verba de Subvenção da APAE


Por Hélio Silva


Após o Corte de pagamento de despesas referentes a contas de Água e Luz da APAE devido á orientação da auditoria da Prefeitura, o Prefeito Pedro Vieira com o objetivo de cumprir o seu papel de continuar subsidiando a entidade que realiza um excelente trabalho social, irá aumentar o valor da subvenção destinada a APAE de Capelinha, para que a entidade possa cobrir despesas de contas de Água e Luz.

Atualmente a Prefeitura matem 19 funcionários, fornece material de limpeza e  repassa mensalmente R$ 2.915,00 reais mensais para cobrir outros gastos da entidade. No total, são mais de R$ 22.000,00 reais repassados mensalmente.

Ainda segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, o setor de Auditoria da Prefeitura, acredita que o pagamento de contas de Luz ou de Água de entidades, pode ser considerado ilegal pelo TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado), porque a subvenção é considerada verba destinada a esses gastos.

Fonte: Jornal A Cidade

terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 anos sem o poeta da juventude

Por Alexandre Macedo  twitter.com/AlexandreFmsso



Sempre acreditei no poder educativo da música, esta, ao mesmo tempo que nos alegra e distrai, causa em nós uma certa transformação, pois nos leva a pensar, refletir, adquirir auto-conhecimento e a construir nossa personalidade. Nesse sentido, quero destacar neste texto, o inesquecível "poeta da juventude", o saudoso Renato Russo (☆ 27/03/1960 - † 11/01/1996).

Nada mais justo, do que nesse dia do aniversário de 15 anos de sua morte, relembrar a memória deste fantástico compositor e poeta que encantou e encanta milhões de pessoas no Brasil e no mundo inteiro. Seus fãs, ainda fiéis à sua herança, ainda entoam suas canções com a mesma emoção e intensidade de quando as músicas foram lançadas. Renato Manfredini Júnior, além de músico e vocalista da Legião Urbana, era um constante denunciador das injustiças do nosso país. Letras de canções como "Que país é este?" ainda hoje ecoam com muita intensidade e atualidade, foi o caso do episódio do Rock in Rio onde o vocalista Dinho Ouro Preto do Capital Inicial remeteu a canção à José Sarney (atual presidente do Senado).

COMAD DE CAPELINHA NO COMBATE ÀS DROGAS

O Conselho Municipal Anti-Drogas de Capelinha – COMAD – realizou na manhã do dia 11/10/11 uma Blitz Educativa, na Praça do Povo com abordagem de veículos, motos e pedestres com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade de serem desenvolvidas ações no combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. 



A campanha contou com a presença de representantes do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, PAIR – (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto/Juvenil no Território Brasileiro), Polícia Militar e membros do COMAD. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ADVJ Seleciona Bolsistas Para 2012


ADVJlogob.jpg
A Associação de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha (ADVJ)  informa aos interessadas em participar do “Projeto Vale do Jequitinhonha” que se encontram abertas as inscrições para o processo de seleção de Bolsistas para 2012.  A ADVJ é uma entidade civil, de personalidade jurídica, apartidária, sem fins lucrativos e vínculos religiosos, dedicada à promoção de atividades sócio-educacionais e culturais do Vale do  Jequitinhonha.  A  Associação foi fundada  em  2002, com  a  proposta  de  planejar  e  executar  o  projeto “Vale  do  Jequitinhonha”. Mais informações podem ser obtidas pelo endereçoadvj.jequitinhonha@yahoo.com.br.

Reunião da Câmara

Hoje, 10/10/2011  acontece mais uma reunião na Câmara Municipal!


É importantíssima a nossa participação!


HORÁRIO: 19H00

sábado, 8 de outubro de 2011

Consu acolhe novos campi para a UFVJM


Sex, 07 de Outubro de 2011 17:14

O Conselho Universitário da UFVJM, em sua 69ª Reunião Ordinária realizada hoje, dia 7, acolheu os dois novos campi universitários a serem implantados em Minas Gerais, nas cidades de Janaúba e Unaí.  A proposta de incorporar esses campi à UFVJM foi apresentada pelo Governo Federal, no dia 16 de agosto, e ratificada pelo Ministério da Educação, considerando que a UFVJM representa a única Instituição Federal de Ensino Superior com sede na metade norte do Estado e no pressuposto de promover uma maior densidade à UFVJM.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Povo enfrenta luta por Educação Superior em cidades do Vale

Na reunião do CONSU - Conselho Universitário da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, hoje, 07.10, em Diamantina, cidadãos/ãs do Vale defenderam que seja implantado campu universitáro em cidades polo como Capelinha, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim e Almenara.
"Não é correto tirar o pão dos filhos para alimentar os do vizinho, ainda mais
quando os filhos são sustentados por migalhas." (Hélio Souza - Jornal A Cidade
de Capelinha)

UFVJM pode vir para Capelinha




Acabamos de receber a informação de que o Conselho Universitário da UFVJM aprovou a proposta de criação de 3 campi para o Vale do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo)! Pedimos a todos que espalhem essa informação e que exijam da Prefeitura Municipal de Capelinha uma articulação para trazer esse pólo para a cidade. O momento é de apresentar uma proposta, inclusive doação de terreno para a construção do campus e contrapartida do município. Depois da sociedade civil ter feito sua parte com o movimento "A UFVJM é nossa" chegou a hora do poder público municipal se mexer!


Atualização (16:38): Informações da Zara Sampaio via Facebook - "Prezad@s: Eu participei da longa reunião ate seu final. O CONSU aprovou a expansão do UFVJM da seguinte forma: Um pólo para Unai, um pólo para Janaúba que se fez presente e muito organizada. Um pólo para o Médio Jequi em curto prazo e os outros dois pólos - Alto e Baixo Jequis- foram também aprovados, num horizonte de médio a longo. Segundo o reitor, esta é a ultima expansão induzida da universidade brasileira. Ou seja: ou incluía o três pólos do Jequi agora ou nunca mais. Muitos professores conselheiros defenderem de modo muito enfático a expansão para o Jequi adentro. Agora,o Jequi deve se organizar para fazer da proposta aprovada uma realidade concreta. A reunião terminou com isso, sendo o CONSU aplaudido por estabelecer a justiça para o JEQUI. Quem ficou ate o final, assistiu o que relato aqui agora. A proposta: 2 pólos fora e 3 Jequi adentro."

Capelinha ainda não possui CONSEG

O CONSEG é o Conselho de Segurança Pública, instituição que possui a responsabilidade de deliberar sobre a segurança pública de um município. A cidade de Veredinha já possui um CONSEG extremamente atuante. Confira abaixo as dicas para se criar um Conselho de Segurança Pública:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Araçuaí: Estudantes saem às ruas pedindo campus da UFVJM

Os estudantes secundaristas de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. tomaram conta das ruas da cidade em uma grande manifestação por campus da Universidade Federal doVales do Jequitinhonha e Mucuri. Eles gritavam, cantavam e dançavam seguindo um carro de som.


Cerca de 1.000 estudantes se concentraram na prça do Fórum e seguiram em passeata pela Rua Gentil de Castro, passando pela porta da Prefeitura, subindo até o Mercado Municipal, Rodoviária, parando na Praça das Rosas, ao lado do Hospital, quando ouviram e cantaram o Hino Nacional.

PT filia lideranças e discute futuro do partido nas eleições municipais




Por Hélio Silva 

A noite da última segunda-feira (3) foi de muita discussão e debates promovido pelo PT (Partido dos Trabalhadores) na sede do Sindiex (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Madeira e de Lenha de Capelinha e Minas Novas) .

Na pauta da noite, houve discussão sobre o futuro do partido para os próximos anos, inclusive o direcionamento na sucessão municipal, que acontece em 2012.

Segundo a presidente do partido, Maria Eunice Gomes, a Nicinha, o PT já decidiu não mudar seu diretório nos próximos dois anos. Outro tema que também tomou conta do debate foi a elaboração de um projeto político para os próximos anos.

De acordo com Nicinha, o objetivo petista é apresentar uma nova forma de fazer política. “Nossa proposta, é apresentar à comunidade capelinhense uma forma nova e democrática de se fazer política, e decidiremos isso juntos”, ressaltou.

Mais recursos chegam à Capelinha!

Capelinha recebe mais um Convênio do Ministério das Cidades. O Convênio foi registrado sob o nº 711678 no valor de R$ 394.200,00. O destino da verba, segundo o Portal da Transparência, será para a pavimentação asfáltica das Ruas: Av. Topázio, Av. Diamante e Rua Cristal no Bairro Vista Alegre. Abaixo a imagem:

Clique para ampliar


O valor, até então já liberado, que já está nas contas da Prefeitura é de R$ 273.023,00, liberado no dia 30/09/2011. O valor restante será depositado em breve pelo Ministério das Cidades.


A consulta deste recurso pode ser realizada no Portal da Transparência, basta clicar em Convênios > Selecionar Estado e Município  e visualizar o recurso.


Resta agora saber do Executivo quando é que dará início às obras no Bairro Vista Alegre.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Locais de prova do Enem já podem ser consultados

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já liberou a consulta aos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. Os candidatos devem acessar o site www.enem.inep.gov.br e informar o CPF e a senha para ter acesso às informações. As provas acontecem nos dias 22 e 23 deste mês. Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos no exame.

No cartão de confirmação de inscrição o candidato irá encontrar as seguintes informações: dados do participante, datas e horários de início das provas, local das provas (incluindo andar e sala), se foi solicitado auxílio ou atendimento diferenciado, instruções e informações importantes para os dias de prova. 

Micro empresa deve ter ministério em breve




Está em tramitação na Câmara Federal o Projeto de Lei 865/11 que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, ligada diretamente à Presidência da República. Esta semana, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou esta proposta que segue para votação no Plenário.
O setor hoje é regulamentado pelo Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior e, com a secretaria, a área ganhará autonomia na sua regulamentação. O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), vice-presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Micro e Pequenas Empresas, destacou que a criação da secretaria será um fomento à criação de empregos. “O projeto informa que o ministério na qual os micro e pequenos empreendedores estão ligados não tem estrutura suficiente para organizar o setor. Com a secretaria ministerial, a regulamentação fica mais ágil o que dará mais recursos à área. O micro empreendedor terá mais suporte para crescimento o que significa criação de mais empregos na área”.

Caixa e prefeituras assinam Termo do Minha Casa Minha Vida 2

Do Vale do Jequitinhonha, somente Almenara e Capelinha participarão do programa.


A Caixa assina hoje, terça-feira, 4, em Governador Valadares, Termo de Adesão ao Programa Minha Casa Minha 2 com as 16 prefeituras da região, que se enquadram no Programa na Faixa I, destinada a famílias com renda de até R$ 1.600.

O evento acontece na Sede Administrativa, na Praça Serra Lima, 5º andar, e contará com a presença dos prefeitos das cidades de Almenara, Barão de Cocais, Belo Oriente, Capelinha, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Itabira, João Monlevade, Manhuaçu, Santa Bárbara, Santana do Paraíso, Teófilo Otoni, e Timóteo.

O superintendente regional da Caixa, Dimas Lamounier disse que irá reforçar com os prefeitos que o programa não tem limitação de recursos, ressaltando a importância da rapidez na apresentação de projetos viáveis. "No PMCMV 1 a região do leste de Minas contratou 1.430 unidades no total de R$ 47, 5 milhões investidos, e na segunda fase queremos melhorar ainda mais esse ritmo de contratações e para isso a participação dos municípios é fundamental", frisou.De acordo com Dimas "a sinergia entre todos os envolvidos nesse processo é fundamental. 

Capelinha receberá ICMS Turístico


Capelinha continuará recebendo recursos do ICMS Turístico, este é um recurso destinado no investimento turístico de nossa cidade. Gostaríamos de saber da saber da Prefeitura de que forma é investido esse dinheiro e se realmente existe o Conselho do Turismo (um dos requisitos mínimos para receber o repasse) e onde e como ele funciona.

Sabemos que o "Conselho do Esporte" só existiu em Capelinha no papel, até por que esse foi um dos motivos que causaram a suspensão de R$ 10.000,00 mensais para o nosso tão precário esporte. Torcemos que, a cada dia mais, nossos administradores se esforcem para que tal coisa não mais aconteça. Se o recurso já é precário (como sempre alegam), deve-se  cuidar ao máximo para que, pelo menos o recurso já garantido, não seja perdido por qualquer tipo de incompetência administrativa.